Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Angelis, Deborah Silva de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lúcia Ferreira, Eliana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-16T12:14:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-16T12:14:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | angelis_ds_me_prud | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746793 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – FCT/UNESP. Inserido na Linha de Pesquisa: Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, teve por objetivo definir um modelo de roteiro para audiodescrição em livros literários infantis. Assim, utilizou-se o livro “Minha vó sem meu vô” de Mariângela Haddad (2015) para a análise e elaboração do roteiro de audiodescrição. A pesquisa se justifica pela necessidade de acessibilizar a literatura infantil, bem como pela falta de estudos específicos de audiodescrição nessa área. O roteiro foi elaborado tendo como fundamentação teórica: NBR 16452, 2016; Motta, 2015; Lima, 2011; Sá 2020; Carvalho, 2017; Syndr, s/d; Ferreira 2020; Malheiro Perrotti-Garcia, 2022, Gritti 2021 e Nascimento 2007. Os resultados demonstram que é possível utilizar a audiodescrição enquanto recurso pedagógico para possibilitar o acesso aos livros literários infantis. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,08MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Audiodescrição | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
Título: dc.title | Audiodescrição como recurso pedagógico na literatura infantil: criação de roteiro para um livro-imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
angelis_ds_me_prud.pdf | https://repositorio.unesp.br/items/239bd863-1675-4199-8567-586342cbcd2d | 1,11 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746793/2/angelis_ds_me_prud.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons