Memes de cavaleiros medievais e extrema direita (2016-20230: discussões sobre possibilidades e desafios do Ensino de História medieval

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Norte do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCoelho, Nubia Challine-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T17:42:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T17:42:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-
identificador: dc.identifier.otherNubia Challine de Oliveira Coelho UFNTpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746778-
Resumo: dc.description.abstractA ascensão da extrema direita desde a segunda década do século XXI tem despertado o interesse de estudiosos em várias áreas de pesquisa, como política, filosofia, sociologia, comunicação e na educação. A partir de três grandes eixos temáticos estruturais - ensino de História Medieval, memes de cavaleiros medievais e extrema direita (que no Brasil teve avanço significativo a partir de 2016) -, busca-se refletir sobre uma das faces dessa ascensão, que se apresenta nos corredores de uma escola pública de Ensino Médio, em Palmas/TO: a retomada do interesse por assuntos medievais por parte dos jovens e a existência de memes de internet com a temática do cavaleiro medieval, eivada de inferências da extrema direita. O fascínio por elementos medievais não é exclusivo de jovens do século XXI, nem mesmo a utilização desses elementos por grupos políticos. Entretanto, o mundo da Web 3.0 (alguns já falam da 4.0) tem se tornado o ambiente em que estudantes buscam se informar e através dele circulam os memes. Por conseguinte, por meio desse trabalho, busca-se compreender os possíveis impactos da presença de memes de cavaleiros medievais associados às ideias da extrema direita na construção do conhecimento sobre a Idade Média e os cavaleiros medievais em estudantes da aludida escola. Orientada pela metodologia da pesquisa-ação (Thiollent; Colette, 2014) a pesquisa empírica partiu da análise das concepções dos estudantes acerca da Idade Média e, em particular, dos cavaleiros medievais, com o intuito de construir um quadro comparativo e de coletar informações que constituirão as fontes de pesquisa. Para tanto foram organizadas oficinas e um questionário estruturado por meio do Formulário Google. As oficinas foram pensadas com base nos pressupostos da aula oficina (Barca, 2004), e aula histórica (Barca, 2012; 2018), bem como na ideia de literacia histórica (Lee, 2006). Assim serão trabalhados os memes da internet sobre cavaleiros medievais (selecionados entre os que circularam entre 2016 e 2023, com o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, como protagonista) veiculados e/ou produzidos por perfis associados à extrema direita brasileira) e os dados analisados à luz do conceito de consciência histórica (Rüsen, 2001). Como fruto da pesquisa foi elaborada a “Proposta de ação docente”, em forma de e-book de livre acesso, com sugestões para que profissionais de ensino possam conhecer as atividades desenvolvidas e replicá-las, caso desejarem, em suas respectivas realidades.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent35910 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectExtremismo políticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNeomedievalismopt_BR
Título: dc.titleMemes de cavaleiros medievais e extrema direita (2016-20230: discussões sobre possibilidades e desafios do Ensino de História medievalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseProfHistóriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória

Arquivos associados:
Nubia Challine de Oliveira Coelho UFNT.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 202435,91 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746778/1/Nubia Challine de Oliveira Coelho UFNT.pdfDownload