Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Norte do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Tainah | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T17:19:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T17:19:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Tainah Myrene de Lima Oliveira UFNT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746775 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa intentou contribuir para o ensino da história local por meio das narrativas de vida das mulheres bordadeiras da Casa dos Bordados Fios & Formas de São João dos Patos – MA. Suas cinco narrativas contestam a visão das mulheres como vítimas e sem capacidade de agência. Ser mulher em situação colonial, em territórios colonizados, tem impacto sobre as subjetividades femininas, assim, entre os desafios enfrentados pelos (as) pesquisadores (as) decolonias está na reconstrução da historiografia a partir da narrativa das mulheres subalternizadas, favorecendo a emergência do protagonismo daquelas que foram apagadas e invisibilizadas pelos relatos dos “vencedores” e pela perspectiva eurocêntrica da história. Tratou-se de colocar em questionamento os paradigmas hegemônicos presentes na pesquisa e no Ensino de História que invisibilizam as mulheres bordadeiras da história da cidade. Para a elaboração da proposta didática partimos do conceito de Interculturalidade Crítica em diálogo com as Pedagogias Decoloniais. As atividades práticas foram realizadas com a turma do segundo ano do ensino médio do Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos. Os roteiros das atividades incluíram a elaboração de biografias das mulheres bordadeiras, as visitas orientadas à Associação Casa dos Bordados Fios & Formas, a participação em oficinas de bordados realizadas na escola e, por fim, o grupo focal para avaliação dessas atividades realizadas. Elas foram organizadas em forma de “Roteiro Didático” que, apresentamos como produto, que servirá para atividades correlatas ou simplesmente de inspiração para outros (as) educadores(as). Enfim, trançar fios, bordar panos e histórias constituiu-se numa rica experiência decolonial, ética e política, para todos (as) envolvidos no processo da pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 8137 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mulher Bordadeira de São João dos Patos; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Biografias | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Centro Educa Mais Josélia Almeida Ramos | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de História entre agulhas e linhas: as narrativas das mulheres bordadeiras de São João dos Patos - MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Tainah Myrene de Lima Oliveira UFNT.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFNT, 2024. | 8,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746775/1/Tainah Myrene de Lima Oliveira UFNT.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons