MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA A COLABORAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MT

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grossopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSOUZA SANTOS, MARIA APARECIDA-
Autor(es): dc.contributor.authorLuzia Wrobel Straub, Sandra-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-15T13:58:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-15T13:58:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-10-25-
identificador: dc.identifier.otherMaria_Aparecida_de_Souza_Santos_TFC_2022pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746765-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, e está inserida na Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem uma grande legislação que a ampara. Porém, observam-se muitos desafios para se estabelecer e efetivar, dentre eles a interação entre os atores envolvidos, com vista assegurar a escolarização dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e consequentemente, contribuir tanto para a formação em serviço dos professores, quanto para a organização do ambiente escolar visando a efetivação da educação inclusiva. A partir dessa problemática, estabeleceu-se como objetivo, analisar quais são os entraves na comunicação, colaboração e gestão dos serviços de apoio que dificultam o desenvolvimento pedagógico e o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial e propor o desenvolvimento de um aplicativo para minimizar as dificuldades evidenciadas. Para isso, a metodologia proposta foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo proposto, na delimitação da unidade-caso a amostragem de três instituições educacionais públicas existentes no município de São Pedro da Cipa/MT: Foram realizadas entrevistas com cinco gestores educacionais, três professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), dez professores da sala comum e nove familiares/responsáveis de alunos PAEE. Após essa investigação foi observado que todos os atores ainda sentem dificuldades no processo de educação inclusiva, e que os principais entraves estão relacionados à comunicação, colaboração e gestão da inclusão escolar. No estudo de caso realizado foi possível compreender que a interação no fluxo de informação é um dos elementos que dificulta o desenvolvimento da educação inclusiva nessa realidade escolar. Diante dos resultados obtidos, verificamos que a problemática correlata à elaboração dos planejamentos inclusivos, aliada aos horários incompatíveis, principalmente dos professores da SRM e professores da sala de aula comum, para participação em formações, reuniões e confecção de materiais específicos ao PAEE, configuram-se como empecilhos para realização de um trabalho eficiente e inclusivo. Por meio desse estudo, foi possível constatar que é possível modelar em um aplicativo, mecanismos de interação e comunicação entre os envolvidos da educação e gestão dos processos inclusivos. Para a construção da arquitetura da informação, pautou-se na análise e discussão dos resultados, que foram apresentados em quadros, gráficos e figuras e discutidos conforme a literatura pertinente. Em vista disso, o funcionamento do aplicativo “SRM Inclusão” pretende ser simples, prático e intuitivo, sendo que sua interface é disposta em ícones centralizados, que direcionam o usuário às três funções gerais do aplicativo: início, chat e eventos. Mediante a modelagem apresentada, considera-se que este aplicativo possa sanar a maioria das dificuldades evidenciadas nesse estudo, podendo ser utilizado tanto no contexto estudado, bem como contribuir para a melhoria da educação inclusiva no contexto nacional, tendo em vista que o referido aplicativo possibilita que essa interação ocorra em tempo real e pode ser utilizado por diferentes atores educacionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,84MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComunicaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSuporte pedagógicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSala de Recursos Multifuncionaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAplicativopt_BR
Título: dc.titleMODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA A COLABORAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MTpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusivapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFEI

Arquivos associados:
Maria_Aparecida_de_Souza_Santos_TFC_2022.pdfhttps://drive.google.com/file/d/1Qfg8L9CagvtcEooa0X8Vjq0SGqMA6weV/view4,96 MBAdobe PDF/bitstream/capes/746765/2/Maria_Aparecida_de_Souza_Santos_TFC_2022.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons