Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SOUZA SANTOS, MARIA APARECIDA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Luzia Wrobel Straub, Sandra | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-15T13:58:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-15T13:58:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-10-25 | - |
identificador: dc.identifier.other | Maria_Aparecida_de_Souza_Santos_TFC_2022 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746765 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa é desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Inclusiva – PROFEI da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado, e está inserida na Linha de Pesquisa: Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva. A Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, tem uma grande legislação que a ampara. Porém, observam-se muitos desafios para se estabelecer e efetivar, dentre eles a interação entre os atores envolvidos, com vista assegurar a escolarização dos alunos público-alvo da educação especial (PAEE) e consequentemente, contribuir tanto para a formação em serviço dos professores, quanto para a organização do ambiente escolar visando a efetivação da educação inclusiva. A partir dessa problemática, estabeleceu-se como objetivo, analisar quais são os entraves na comunicação, colaboração e gestão dos serviços de apoio que dificultam o desenvolvimento pedagógico e o processo de inclusão dos estudantes público-alvo da educação especial e propor o desenvolvimento de um aplicativo para minimizar as dificuldades evidenciadas. Para isso, a metodologia proposta foi o estudo de caso com abordagem qualitativa, sendo proposto, na delimitação da unidade-caso a amostragem de três instituições educacionais públicas existentes no município de São Pedro da Cipa/MT: Foram realizadas entrevistas com cinco gestores educacionais, três professores da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), dez professores da sala comum e nove familiares/responsáveis de alunos PAEE. Após essa investigação foi observado que todos os atores ainda sentem dificuldades no processo de educação inclusiva, e que os principais entraves estão relacionados à comunicação, colaboração e gestão da inclusão escolar. No estudo de caso realizado foi possível compreender que a interação no fluxo de informação é um dos elementos que dificulta o desenvolvimento da educação inclusiva nessa realidade escolar. Diante dos resultados obtidos, verificamos que a problemática correlata à elaboração dos planejamentos inclusivos, aliada aos horários incompatíveis, principalmente dos professores da SRM e professores da sala de aula comum, para participação em formações, reuniões e confecção de materiais específicos ao PAEE, configuram-se como empecilhos para realização de um trabalho eficiente e inclusivo. Por meio desse estudo, foi possível constatar que é possível modelar em um aplicativo, mecanismos de interação e comunicação entre os envolvidos da educação e gestão dos processos inclusivos. Para a construção da arquitetura da informação, pautou-se na análise e discussão dos resultados, que foram apresentados em quadros, gráficos e figuras e discutidos conforme a literatura pertinente. Em vista disso, o funcionamento do aplicativo “SRM Inclusão” pretende ser simples, prático e intuitivo, sendo que sua interface é disposta em ícones centralizados, que direcionam o usuário às três funções gerais do aplicativo: início, chat e eventos. Mediante a modelagem apresentada, considera-se que este aplicativo possa sanar a maioria das dificuldades evidenciadas nesse estudo, podendo ser utilizado tanto no contexto estudado, bem como contribuir para a melhoria da educação inclusiva no contexto nacional, tendo em vista que o referido aplicativo possibilita que essa interação ocorra em tempo real e pode ser utilizado por diferentes atores educacionais. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,84MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Suporte pedagógico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sala de Recursos Multifuncionais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativo | pt_BR |
Título: dc.title | MODELAGEM DE UM APLICATIVO PARA A COLABORAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ACOMPANHAMENTO E SUPORTE PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO MUNICÍPIO DE SÃO PEDRO DA CIPA/MT | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEI - Programa de Mestrado Profissional e Educação Inclusiva | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFEI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Maria_Aparecida_de_Souza_Santos_TFC_2022.pdf | https://drive.google.com/file/d/1Qfg8L9CagvtcEooa0X8Vjq0SGqMA6weV/view | 4,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746765/2/Maria_Aparecida_de_Souza_Santos_TFC_2022.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons