O YouTube como possibilidade de divulgação científica no ensino de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA JÚNIOR, RAIMUNDO NONATO-
Autor(es): dc.contributor.authorRIBEIRO, FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-14T18:54:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-14T18:54:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-11-
identificador: dc.identifier.otherRAIMUNDO NONATO FERREIRA JUNIOR DISSERTAÇÃO.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746694-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizarmos as redes sociais para divulgar conhecimento histórico produzido pelos professores que cursaram o Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Para isso, o trabalho foi dividido em uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, foi feita uma revisão da literatura sobre os seguintes temas: comunicação científica, redes sociais, algoritmo e YouTube. A intenção foi dimensionar o debate sobre viabilidade do uso das redes sociais para fazer comunicação científica. E a conclusão, apesar das dificuldades, aponta para a possibilidade do YouTube como meio promissor para se fazer comunicação científica. A outra parte do trabalho, que é prática, consistiu na proposta de criar um canal no YouTube, de nome "Fala, Profhistóricos!", para serem propostas as entrevistas feitas com os professores egressos do PROFHISTÓRIA. Nelas eles abordam sobre sua trajetória acadêmica, a pesquisa acadêmica que desenvolveram e a experiência de cursar o PROFHISTÓRIA. Além disso, com o intuito de estimular a autonomia e o protagonismo dos professores da educação básica, também foi elaborado um tutorial para docentes sobre como criar um canal no YouTube utilizando apenas um celular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent7,3 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectComunicação Científicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRedes Sociaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectYoutubept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Título: dc.titleO YouTube como possibilidade de divulgação científica no ensino de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÒRIApt_BR
Aparece nas coleções:Materiais ProfHistória


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons