Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual do Piauí | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA JÚNIOR, RAIMUNDO NONATO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | RIBEIRO, FELIPE AUGUSTO DOS SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-14T18:54:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-14T18:54:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | RAIMUNDO NONATO FERREIRA JUNIOR DISSERTAÇÃO.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746694 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a possibilidade de utilizarmos as redes sociais para divulgar conhecimento histórico produzido pelos professores que cursaram o Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA). Para isso, o trabalho foi dividido em uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, foi feita uma revisão da literatura sobre os seguintes temas: comunicação científica, redes sociais, algoritmo e YouTube. A intenção foi dimensionar o debate sobre viabilidade do uso das redes sociais para fazer comunicação científica. E a conclusão, apesar das dificuldades, aponta para a possibilidade do YouTube como meio promissor para se fazer comunicação científica. A outra parte do trabalho, que é prática, consistiu na proposta de criar um canal no YouTube, de nome "Fala, Profhistóricos!", para serem propostas as entrevistas feitas com os professores egressos do PROFHISTÓRIA. Nelas eles abordam sobre sua trajetória acadêmica, a pesquisa acadêmica que desenvolveram e a experiência de cursar o PROFHISTÓRIA. Além disso, com o intuito de estimular a autonomia e o protagonismo dos professores da educação básica, também foi elaborado um tutorial para docentes sobre como criar um canal no YouTube utilizando apenas um celular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 7,3 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação Científica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Redes Sociais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Youtube | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Título: dc.title | O YouTube como possibilidade de divulgação científica no ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÒRIA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais ProfHistória |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
RAIMUNDO NONATO FERREIRA JUNIOR DISSERTAÇÃO.pdf | 7,15 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746694/2/RAIMUNDO NONATO FERREIRA JUNIOR DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons