A análise imagética dos povos indígenas brasileiros em livros didáticos de história do 1º ano do Ensino Médio (PNLD 2018-2020) e o jornal escolar como proposta de ação

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual do Piauípt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, PATRICIA LIMA DA-
Autor(es): dc.contributor.authorCOSTA, JOÃO PAULO PEIXOTO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-14T19:03:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-14T19:03:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-01-09-
identificador: dc.identifier.otherPATRICIA LIMA DA SILVA DISSERTAÇÃO.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746642-
Resumo: dc.description.abstractDesde o século XIX imagens de indígenas são presentes nos livros didáticos, porém era comum os indígenas figurarem nas obras de forma dualista, ou eram os selvagens ou os tolos, porém a partir da promulgação da Constituição em 1988 o Movimento Indígena Brasileiro moveu esforços para que a história e a cultura indígena fossem ensinadas nas escolas de Educação Básica e que os livros abandonassem a abordagem do “índio” genérico para contemplarem a diversidade indígena o que reverberou na Lei 11. 645/2008. Desta forma a presente pesquisa intitulada “A análise imagética dos povos indígenas brasileiros em livros didáticos de história do 1º ano do Ensino Médio (PNLD 2018-2020) e o jornal escolar como proposta de ação” teve como objetivo compreender se as imagens sobre os indígenas brasileiros estão sendo trabalhados em conformidade com a Lei 11. 645/2008 em três livros didáticos do 1º ano do Ensino Médio. Como produto foi proposto um jornal feito com os alunos para complementar os conteúdos do livro didático sobre ensino de história dos povos indígenas a partir da história regional. Para tanto, metodologicamente foi proposto a análise de imagens através do método analítico-sintético e para execução do produto o método jornal escolar de Freinet. Assim inferiu-se que há poucas imagens dedicadas aos indígenas, que falta conceitos sobre eles, que a Nova História Indígena não é favorecida pois textos contemplam aspectos culturais ao invés da agência desses sujeitos históricos, os livros didáticos ainda privilegiam a história dos homens brancos de viés eurocêntrico.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,2 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPovospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIndígenaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIApt_BR
Título: dc.titleA análise imagética dos povos indígenas brasileiros em livros didáticos de história do 1º ano do Ensino Médio (PNLD 2018-2020) e o jornal escolar como proposta de açãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÒRIApt_BR
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