O Lúdico por meio da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de Alfabetização para o aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorEditora MultiAtualpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRibeiro, Marilda Faustino de Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-05-11T18:17:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-05-11T18:17:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-11-
identificador: dc.identifier.otherO Lúdico por meio da Tecnologia Assistivapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746394-
Resumo: dc.description.abstractNa educação contemporânea, os debates, sobre uma escola mais acessível e inclusiva é indispensável na construção de uma educação pautada no respeito à diversidade e na garantia dos direitos humanos. A qualidade da educação básica perpassa pela garantia da aprendizagem a todos. Desse modo, a alfabetização dos estudantes com transtorno do espectro autista nos dois primeiros anos da educação básica exige uma prática pedagógica mais adequada as suas individualidades. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo geral analisar o lúdico por meio da Tecnologia Assistiva (TA) na prática pedagógica para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de alfabetização, em escolas públicas no município de São José de Ribamar. No que tange à metodologia usada, apresenta-se uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, com revisão de literatura sobre a temática, pesquisa em fonte bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados foi criado um questionário, com dez perguntas, direcionadas aos professores da rede de ensino municipal da prefeitura de São José de Ribamar- MA, que atuam no primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Em relação às categorias analisadas, conclui-se que o uso da TA associada a ludicidade dos jogos digitais (aplicativos móveis) e tradicionais, assim como as brincadeiras, promovem uma melhor apropriação da alfabetização dos estudantes com TEA, contribuindo com a inclusão e aprendizagens ao longo da vida.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1320pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLúdicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTranstorno do espectro autistapt_BR
Título: dc.titleO Lúdico por meio da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de Alfabetização para o aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseGrupo MultiAtual Educacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons