Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Editora MultiAtual | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ribeiro, Marilda Faustino de Andrade | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-11T18:17:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-11T18:17:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-11 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Lúdico por meio da Tecnologia Assistiva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746394 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Na educação contemporânea, os debates, sobre uma escola mais acessível e inclusiva é indispensável na construção de uma educação pautada no respeito à diversidade e na garantia dos direitos humanos. A qualidade da educação básica perpassa pela garantia da aprendizagem a todos. Desse modo, a alfabetização dos estudantes com transtorno do espectro autista nos dois primeiros anos da educação básica exige uma prática pedagógica mais adequada as suas individualidades. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo geral analisar o lúdico por meio da Tecnologia Assistiva (TA) na prática pedagógica para os alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no processo de alfabetização, em escolas públicas no município de São José de Ribamar. No que tange à metodologia usada, apresenta-se uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, com revisão de literatura sobre a temática, pesquisa em fonte bibliográfica e de campo. Como instrumento de coleta de dados foi criado um questionário, com dez perguntas, direcionadas aos professores da rede de ensino municipal da prefeitura de São José de Ribamar- MA, que atuam no primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Em relação às categorias analisadas, conclui-se que o uso da TA associada a ludicidade dos jogos digitais (aplicativos móveis) e tradicionais, assim como as brincadeiras, promovem uma melhor apropriação da alfabetização dos estudantes com TEA, contribuindo com a inclusão e aprendizagens ao longo da vida. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1320 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Lúdico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
Título: dc.title | O Lúdico por meio da Tecnologia Assistiva (TA) no processo de Alfabetização para o aluno com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Grupo MultiAtual Educacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Lúdico por meio da Tecnologia Assistiva.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746394/2/O Lúdico por meio da Tecnologia Assistiva.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons