Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Sílvia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-05-07T14:06:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-05-07T14:06:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2024_dis_srmsantos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746193 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A cartografia A Filosofia nos Livros Didáticos do Novo Ensino Médio pretende responder à pergunta O que tem de Filosofia nos livros de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas que constam no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) deste novo Ensino Médio?, mas para isso parto da crença de que o ensino de filosofia no Ensino Médio deva ser um componente curricular que busca a criação de conceitos, como pensado por Deleuze e Guattari em O que é a filosofia? (1992), exercitando assim uma pedagogia do conceito, enfatizando a proposta de Sílvio Gallo que é transformar as aulas de filosofia num laboratório de experiência do pensar através da “oficina de conceitos”. A cartografia está dividida em três platôs. O primeiro platô consiste na pesquisa bibliográfica e estudo teórico que justificam o ensino da filosofia como uma atividade de criação de conceitos, como pensado, inicialmente, por Deleuze e Guattari em O que é a filosofia? (1992) e defendido por Sílvio Gallo. No segundo platô faço uma breve discussão sobre a nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC - Ensino Médio), abordando a cronologia da implementação do novo Ensino Médio e trazendo pontos de vistas sobre a mesma, principalmente no que tange ao componente curricular filosofia. No terceiro e último platô trago o produto, resultado desta cartografia: uma análise dos livros didáticos que constam no PNLD. Esta análise tem como base a filosofia como criação de conceitos e a geofilosofia. A análise feita dos livros não seguiu um padrão comum de pensamento positivo ou negativo, pois acredito, dentro de um olhar da diferença, sempre ser possível criar movimentos, trocar o ou por e, e, e (a gagueira), fugir, produzir novos sentidos e desterritorializar. Faço movimentos de capturas e rupturas, simultaneamente, e traço linhas e cartografias. Quebrando modelos. É uma análise positiva e negativa, pensando numa gagueira criativa, pensando nos livros como platôs e ressonâncias, observando neles o que tem de significantes e significados, perguntando a eles, quais suas significações e subjetivações dominantes. Buscando Respostas que produzam máquinas de guerra, resistências fora do sistema, através de afectos, intensidades, experiências e experimentações. E para isso, acredito que o professor precisa criar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,36 Mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF/A | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | novo ensino médio | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | livros didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | pt_BR |
Título: dc.title | A filosofia nos livros didáticos do novo ensino médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Filosofia | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFilo |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2024_dis_srmsantos.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/746193/2/2024_dis_srmsantos.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons