Modelando a Função Trigonométrica Seno e Cosseno no Fenômeno de Maré

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCristo, Maicon Michael Trindade de-
Autor(es): dc.contributor.authorAlves, Fábio José da Costa-
Autor(es): dc.contributor.authorFialho, Roberto Paulo Bibas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-30T11:53:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-30T11:53:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
identificador: dc.identifier.otherModelando a Função Trigonométrica Seno e Cosseno no Fenômeno de Marépt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/746018-
Resumo: dc.description.abstractÉ com grande entusiasmo que apresentamos este material, dedicado à proposta de uma atividade de modelagem matemática especialmente desenvolvida para o ensino básico, com foco na fascinante produção de batatas no estado do Pará. Neste trabalho, exploramos conteúdos fundamentais de geometria, funções, divisão e multiplicação, mergulhando de maneira prática e envolvente na otimização da produção de batatas. Iniciamos nossa jornada explorando a matemática de forma prática, com uma breve introdução à modelagem matemática, destacando a relevância dessa abordagem no contexto da produção de batatas. Abordamos diversas linhas de pensamento para criar um ambiente familiar e despertar o interesse dos estudantes. Diante disso, adotamos um referencial teórico sólido para embasar nossa abordagem. Em seguida, apresentamos as etapas necessárias para realizar os cálculos, aplicando-os com uma metodologia didática e lúdica, tornando o aprendizado mais acessível e envolvente em sala de aula. No mais, desafiando os estudantes com situações-problema reais, partimos então para a prática, oferecendo uma proposta de atividades que incorpora situações-problema autênticas, relacionadas à realidade dos estudantes. Acompanham essas situações, questionamentos instigantes que visam despertar o interesse dos alunos, incentivando-os a aplicar as etapas da modelagem matemática. Finalmente, apresentamos um tópico de orientações práticas para guiar tanto o professor quanto os alunos no desdobramento do processo de modelagem matemática frente às situações propostas na atividade. Destacamos a flexibilidade desse processo, permitindo ao professor adaptá-lo conforme a dinâmica de sua própria sala de aula. Ressaltamos que este material foi elaborado com o intuito de proporcionar uma experiência educativa rica e adaptável. Estamos confiantes de que a abordagem prática e contextualizada aqui apresentada será um valioso recurso para o desenvolvimento do pensamento matemático dos estudantes. Agradecemos o seu interesse e esperamos que esta proposta proporcione uma experiência única e estimulante em sala de aula.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent346pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectModelagem Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectBatatapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParápt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleModelando a Função Trigonométrica Seno e Cosseno no Fenômeno de Marépt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMestrado Profissional em Ensino de Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais