Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Melquisedeque da Conceição | - |
Autor(es): dc.contributor | Azevedo, Vera Lúcia Ribeiro de | - |
Autor(es): dc.creator | Matter, Henrique Gomes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/673 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745897 | - |
Descrição: dc.description | Artigo de Pesquisa de Conclusão de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia | - |
Descrição: dc.description | O artigo apresenta os recursos de Tecnologia Assistiva (TA) no processo de ensino e aprendizagem do aluno surdo, destacando algumas tecnologias e recursos que contribuem ao acesso à comunicação e a informação, viabilizando autonomia, independência e inclusão social. A pesquisa foi realizada por meio de revisões bibliográficas, no intuito de identificar quais os aplicativos são utilizados pelos alunos com deficiência auditiva e as contribuições das tecnologias digitais na superação das barreiras de comunicação entre surdos e ouvintes. Os aplicativos e software realizam em tempo real a tradução do português para Língua Brasileira de Sinais- Libras, podendo ser usado pelos professores ao ensinar os conteúdos curriculares, a aula passa a ter significado, despertando no aluno o interesse em aprender. Os aplicativos selecionados foram avaliados por usuários surdos e ouvintes, que relatam as contribuições dos recursos de TA de acesso público e desenvolvidos por linguistas e surdos, seguindo as regras gramaticais da Libras, criados para a educação de surdos respeitando sua língua, cultura e a identidade. A cultura surda é baseada nas experiências espaço-visual, com as tecnologias digitais o usuário além da acessibilidade comunicacional pode estar se apropriando de diversos tipos de informações acadêmica, cultural, política, econômicos e sociais. A educação de qualidade é um direito de todos, cabe ao Estado viabilizar a transformação social que englobe os princípios da igualdade, solidariedade e convivência, independente da diferença de cada cidadão | - |
Descrição: dc.description | This article presents the resources of Assistive Technology (AT) in the process of teaching and learning of deaf students, emphasizing some technologies and resources that contribute to the access to communication and information permitting their autonomy, independence, and social inclusion. The research completed using bibliographic reviews to identify which applications (apps) are applied by the students with hearing impairment and their contribution to the digital technologies overcoming the walls of communication between deaf and their listeners. The apps and software perform in a real-time translation of Portuguese to the Brazilian Sign Language (in Portuguese: Lingua Brasileira de Sinais-Libras), which can be used by teachers while teaching the curricular contents. The classes start to have meaning, bringing students an interest in learning. The selected apps evaluated by deaf users and listeners describe the contributions of the resources of AT in public access and developed by linguists and deaf according to the grammatical rules, which were created for the deaf education respecting their language, culture, and identity. The deaf culture built on the visual space experience with digital technologies, the user besides, the communication accessibility can appropriate to many different types of academic, cultural, economic, and social information. An education of quality is a right of all, and it fits the Country to facilitate the social transformation that gathers principles of equality, compassion, and interaction, independently of the difference of each citizen. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia assistiva | - |
Palavras-chave: dc.subject | libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação e informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistive Technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Libras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applications | - |
Palavras-chave: dc.subject | Communication | - |
Palavras-chave: dc.subject | and Information | - |
Título: dc.title | Tecnologia assistiva na educação de surdos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: