Jogos em ensino de matemática: abordagens em pesquisas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarboza, Claudemir Miranda-
Autor(es): dc.creatorJesus, Julliermes Silva de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/185-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745895-
Descrição: dc.descriptionMonografia apresentado como requisito parcial para obtenção de título de graduado em Licenciatura em Matemática, no (IFRO) Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de Rondônia.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho traz uma síntese das obras publicadas nos últimos anos que versam sobre a aplicação do lúdico como facilitador do ensino e aprendizagem matemática. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve como objetivo analisar as obras publicadas no Brasil nos últimos cinco anos e contou com uma revisão de literatura realizada no Banco de Dados da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD1, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. Foi realizado um levantamento a fim de separarmos as obras publicadas nos últimos cinco anos, de pose desse material foi realizada toda a leitura e posteriormente analisadas todas as obras, com o objetivo de identificarmos os seguimentos de estudo que estão dando mais importância ao tema, qual o quantitativo de obras publicadas e qual a relevância dada pelos autores pesquisados ao tema. A pesquisa nos possibilitou uma visão mais ampla de como o tema Lúdico no Ensino e Aprendizagem Matemática vem sendo tratado no Brasil nos últimos anos. Podemos concluir com tal estudo que apesar de serem apontados alguns desafios para a utilização do lúdico em sala de aula, a proposta dessa metodologia de ensino tem se mostrado eficiente quando falamos de facilitar o ensino e na desmistificação da matemática como uma disciplina difícil e que é para poucos.-
Descrição: dc.descriptionThe present work brings a synthesis of the works published in recent years that deal with the application of playfulness as a facilitator of mathematics teaching and learning. The qualitative approach research aimed to analyze the works published in Brazil in the last five years and included a literature review carried out in the Banco de Dados da CAPES e na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD2, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia. A survey was carried out in order to separate the works published in the last five years, the entire reading of this material was carried out, and then all the works were analyzed, in order to identify the study segments that are giving more importance to the theme, which the amount of published works and the relevance given by the authors surveyed to the topic. The research allowed us a broader view of how the playful theme in Teaching and Learning Mathematics has been treated in Brazil in recent years. We can conclude with this study that although some challenges are pointed out for the use of playful activities in the classroom, the proposal of this teaching methodology has been shown to be efficient when we talk about facilitating teaching and demystifying mathematics as a difficult subject that is for few.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectLudic-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectLearning Mathematics-
Título: dc.titleJogos em ensino de matemática: abordagens em pesquisas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.