O ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFreitas, Sirley Leite-
Autor(es): dc.creatorRosa, Gabriele Daniele Domingos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/300-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745893-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.-
Descrição: dc.descriptionO objetivo do estudo foi verificar como promover o ensino da paisagem na perspectiva da educação inclusiva apontando propostas de ensino que possam ser usadas em sala de aula no ensino fundamental. A pesquisa foi elaborada com base em revisão bibliográfica da literatura com uma abordagem qualitativa. A construção foi dividida nas seguintes etapas: busca e seleção de estudos com base no tema, palavras-chave e objetivo; a triagem de acordo com os critérios de inclusão e exclusão; elaboração de propostas de ensino baseadas na literatura presente para auxiliar os demais profissionais. Com base na análise realizada foi possível observar que elaborar uma metodologia de ensino voltado para a realidade do aluno, promove maior aprendizado por parte dos mesmos, maior inclusão, sociabilização e trabalho em equipe, sendo importante para o docente implementar essas propostas em sala de aula possibilitando ao aluno construir sua própria compreensão de mundo. Concluindo que a paisagem geográfica para ser compreendida pelo estudante não deve ser abordada de forma teórica e abstrata, ao contrário, o ensino deve ser pautado na vivência do aluno, com base nos elementos do espaço que os mesmos sentem e conseguem captar, perceber e interpretar.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia e Paisagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de geografia inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão na sala de aula-
Título: dc.titleO ensino da paisagem numa perspectiva da educação inclusiva-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.