O Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Jhonata Lemos da-
Autor(es): dc.creatorTorres, Pâmela Cristina de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/608-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745891-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Geografia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Geografia.-
Descrição: dc.descriptionA Geografia é a Ciência que estuda as características da Terra e as relações do homem com a natureza, logo o solo é o principal elemento do ecossistema terrestre, desde alicerce para as construções civis a agente modificador da paisagem. O objetivo principal deste trabalho foi promover o ensino do Solo na Geografia com uma interpretação prática e teórica da Pedologia nas turmas do 1° ano do ensino médio, que visa sensibilizar os alunos em busca da concretização da consciência pedológica e demonstrar sua importância para os ecossistemas. As atividades foram realizadas por meio de metodologias ativas de ensino-aprendizagem que destacam-se buscando desafios aos estudantes na construção do conhecimento, foram utilizadas atividades práticas envolvendo a temática para melhor desempenho dos estudantes. Os resultados foram relevantes pelo teste F ao nível de 5% de probabilidade, pois as notas dos alunos tiveram um aumento significativo posteriormente as atividades práticas, visto que as notas anteriores passaram de 2 para 4,39 com máxima 5. Diante dos resultados obtidos, é evidente que as atividades realizadas por meio das aulas práticas são essenciais para a melhor aprendizagem dos discentes.-
Descrição: dc.descriptionGeography is the Science that studies the characteristics of the Earth and the relationships between man and nature, so soil is the main element of the Earth's ecosystem, from the foundation for civil constructions to an agent that modifies the landscape. The main objective of this work was to promote the teaching of Soil in Geography with a practical and theoretical interpretation of Pedology in 1st year high school classes, which aims to sensitize students in search of the realization of pedological awareness and demonstrate its importance for ecosystems. The activities were carried out through active teaching-learning methodologies that stand out in seeking challenges for students in the construction of knowledge, practical activities involving the theme were used to improve student performance. The results were relevant by the F test at a 5% probability level, as the students' grades had a significant increase after the practical activities, as the previous grades went from 2 to 4.39 with a maximum of 5. Given the results obtained, It is clear that the activities carried out through practical classes are essential for better student learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectCiência do solo-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia Física-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Título: dc.titleO Ensino do solo na Geografia: uma interpretação da prática em sala de aula-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.