A utilização do software geogebra: em cálculos de volumes de formas não convencionais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarboza, Claudemir Miranda-
Autor(es): dc.creatorPereira, Flávia Nobre-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/243-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745888-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade monografia apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionCom o avanço da tecnologia, alunos e professores buscam a inserção de novidades no ambiente escolar. Ao lidar com essa evolução, profissionais da educação encontram desafios na aplicação de tecnologias, bem como conseguir uma interação e como consequência o aprendizado. Assim esse trabalho tem como objetivo a utilização do Geogebra como forma de mostrar a aplicabilidade do Cálculo Diferencial e Integral com uso do software, além de apresentar uma possibiliade de trabalho em sala de aula mais dinâmica para determinação de volume de objetos não convecionais. A pesquisa foi realizada principalmente em bases bibliográficas e manipulação do software, bem como, a construção de um roteiro de atividade que busca demonstrar os passos dos cálculos realizados no software Geogebra, para determinar volumes de formas não convencionais. Dessa forma foi demonstrado a possibilidade da aplicação desse sotware para auxiliar um ensino mais dinâmico, apresentando a aplicabilidade de determinados conteúdos no cotiadiano do aluno.-
Descrição: dc.descriptionWith the advancement of technologies, students and teachers seek to insert novelties into the school environment. When dealing with this evolution, education professionals encounter challenges in the application of technologies, as well as achieving interaction and, as a consequence, learning. Thus, this work aims to use Geogebra as a way to show the applicability of Differential and Integral Calculus with the use of software, in addition to presenting a more dynamic possibility of working in the classroom to determine the volume of non-conventional objects. The research was carried out mainly on bibliographic bases and manipulation of the software, as well as, the construction of an activity script that seeks to demonstrate the steps of the calculations performed in the Geogebra software, to determine volumes in unconventional ways. In this way, it was demonstrated the possibility of applying this software to assist a more dynamic teaching, presenting the applicability of certain contents in the student's daily life.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeogebra-
Palavras-chave: dc.subjectVolume-
Palavras-chave: dc.subjectCálculo-
Palavras-chave: dc.subjectGeogebra-
Palavras-chave: dc.subjectVolume-
Palavras-chave: dc.subjectCalculation-
Título: dc.titleA utilização do software geogebra: em cálculos de volumes de formas não convencionais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.