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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pacheco, Hualan Patrício | - |
Autor(es): dc.creator | Fraga, Sérgio Luiz Marques | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745873 | - |
Descrição: dc.description | Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Graduado em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. | - |
Descrição: dc.description | A aviação sempre nos trouxe muita paixão e nos perguntamos como é possível um aparelho com mais de 100 toneladas conseguir voar. A explicação veio através da Física pelas Leis de Newton e o princípio de Bernoulli. Assim, este trabalho teve como objetivo analisar os conceitos da Física aplicados na aviação e sua utilização para manter o avião no ar. A pesquisa é de cunho teórico, sendo empregada a pesquisa bibliográfica, buscando através dos dados informações, contradições e respostas. O resultado encontrado foi a contradição do voo ter como causa o Princípio dos tempos de trânsitos iguais e concluindo que Newton e Bernoulli não individualmente, mas que ambos se complementam para que esse fenômeno aconteça. Na realização da pesquisa foi possível verificar que a explicação das forças atuantes no voo passam tanto por Newton como por Bernoulli, além de destacar a importância do efeito coanda para a aviação. | - |
Descrição: dc.description | Aviation has always brought us a lot of passion and we wonder how it is possible for a device with more than 100 tons to be able to fly. The explanation came through Physics by Newton's Laws and the Bernoulli principle. Thus, this work aimed to analyze the concepts of Physics applied in aviation and its use to keep the plane in the air. The research is of a theoretical nature, using bibliographic research, searching through the data for information, contradictions and answers. The result found was the contradiction of the flight having as a cause the principle of equal transit times and concluding that Newton and Bernoulli are not individually, but that both complement each other for this phenomenon to happen. In carrying out the research it was possible to verify that the explanation of the forces acting on the flight pass through both Newton and Bernoulli, in addition to highlighting the importance of the coanda effect for aviation. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Força | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sustentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Newton | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bernoulli | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito Coanda | - |
Palavras-chave: dc.subject | Strength | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lift | - |
Palavras-chave: dc.subject | Newton | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bernoulli | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coanda Effect | - |
Título: dc.title | Quais conceitos e aplicações da física podem atuar para que um avião voe | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
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