Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Werneck, Jorge da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Almeida, Ricardo Dionizio de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/794 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745871 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | A Matemática é um método científico que faz uso de conhecimentos numéricos e raciocínio lógico. Pode-se afirmar que sua aplicabilidade está presente em muitas atividades do cotidiano. Desta forma, o presente texto objetiva-se na reflexão do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na educação básica, como também evidenciar o papel do professor como agente facilitador para aquisição de conhecimento. O método utilizado foi uma revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório; a busca ocorreu por intermédio das bases de dados Google Acadêmico e Periódico CAPES a partir dos descritores: Ensino da Matemática; Papel do Professor e Ensino-aprendizagem. Deste modo, as análises documentais e interpretações revelam que o processo formativo dos sujeitos é construído na prática e orientados pelas teorizações adquiridas no campo escolar e em seu trajeto de vida. Os saberes prévios dos educandos são relevantes e contribuem para a ressignificação das práticas pedagógicas e didáticas dos professores. | - |
Descrição: dc.description | Mathematics is a scientific method that uses numerical knowledge and logical reasoning. It can be said that its applicability is present in many daily activities. In this way, the present text aims at reflecting on the teaching-learning process of Mathematics in basic education, as well as highlighting the role of the teacher as a facilitating agent for the acquisition of knowledge. The method used was a descriptive and exploratory bibliographic review; the search took place through the databases Google Academic and Periodical CAPES from the descriptors: Mathematics Teaching; Role of the Teacher and Teaching-learning. In this way, the document analyzes show that the formative process of the subjects is built in practice and guided by theorizations acquired in the school field and in their life trajectory. The students' previous knowledge is relevant and obeyed for the redefinition of the teachers' pedagogical and didactic practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papel do professor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching-learning | - |
Título: dc.title | O ensino da matemática na educação básica: olhares e reflexos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: