Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Surui, Gamalonô | - |
Autor(es): dc.creator | Valim, Ricardo | - |
Autor(es): dc.creator | Telles, Lívia Catarina Matoso dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/805 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745859 | - |
Descrição: dc.description | O trabalho científico intitulado "Educação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial" foi submetido e apresentado na modalidade Apresentação Oral no evento II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica - II SinmaEPT realizado no período de 22/03/2023 a 25/03/2023 | - |
Descrição: dc.description | Objetiva-se efetuar uma reflexão filosófico-decolonial sobre a relação entre as Metodologias Ativas e a Educação Intercultural a partir da vivência de um professor indígena. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de cunho teórico-prática apoiada na literatura especializada em ambas as temáticas. Conclui-se que as Metodologias Ativas visam uma maior autonomia e autoria na formação discente, podendo ser aplicadas a Educação Intercultural. Seu contributo é verificado a partir de uma vivência prática da reflexão decolonizadora sobre as Metodologias Ativas desenvolvidas no espaço educativo intercultural, oportunizando o desenvolvimento de consciências críticas e autônomas. | - |
Descrição: dc.description | The objective is to carry out a philosophical-decolonial reflection on the relationship between Active Methodologies and Intercultural Education from the experience of an indigenous teacher. The methodology used in this research was theoretical-practical, supported by the specialized literature on both themes. It is concluded that the Active Methodologies aim at greater autonomy and authorship in student training, and can be applied to Intercultural Education. Their contribution is verified from a previous experience practice of decolonizing reflection on the Active Methodologies developed in the intercultural educational space, providing opportunities for the development of critical and autonomous consciousnesses. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protagonismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discentes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Método | - |
Palavras-chave: dc.subject | Role | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Know | - |
Palavras-chave: dc.subject | Autonomy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Method | - |
Título: dc.title | Educação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: