Educação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorSurui, Gamalonô-
Autor(es): dc.creatorValim, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorTelles, Lívia Catarina Matoso dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-01-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745859-
Descrição: dc.descriptionO trabalho científico intitulado "Educação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial" foi submetido e apresentado na modalidade Apresentação Oral no evento II Simpósio Nacional de Metodologias Ativas na Educação Profissional e Tecnológica - II SinmaEPT realizado no período de 22/03/2023 a 25/03/2023-
Descrição: dc.descriptionObjetiva-se efetuar uma reflexão filosófico-decolonial sobre a relação entre as Metodologias Ativas e a Educação Intercultural a partir da vivência de um professor indígena. A metodologia empregada nesta pesquisa foi de cunho teórico-prática apoiada na literatura especializada em ambas as temáticas. Conclui-se que as Metodologias Ativas visam uma maior autonomia e autoria na formação discente, podendo ser aplicadas a Educação Intercultural. Seu contributo é verificado a partir de uma vivência prática da reflexão decolonizadora sobre as Metodologias Ativas desenvolvidas no espaço educativo intercultural, oportunizando o desenvolvimento de consciências críticas e autônomas.-
Descrição: dc.descriptionThe objective is to carry out a philosophical-decolonial reflection on the relationship between Active Methodologies and Intercultural Education from the experience of an indigenous teacher. The methodology used in this research was theoretical-practical, supported by the specialized literature on both themes. It is concluded that the Active Methodologies aim at greater autonomy and authorship in student training, and can be applied to Intercultural Education. Their contribution is verified from a previous experience practice of decolonizing reflection on the Active Methodologies developed in the intercultural educational space, providing opportunities for the development of critical and autonomous consciousnesses.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo-
Palavras-chave: dc.subjectDiscentes-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo-
Palavras-chave: dc.subjectRole-
Palavras-chave: dc.subjectStudents-
Palavras-chave: dc.subjectKnow-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomy-
Palavras-chave: dc.subjectMethod-
Título: dc.titleEducação intercultural e metodologias ativas: uma proposta prática-filosófico-reflexiva-decolonial-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.