Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Batista, Josélia Fontenele | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Wagner Tenório dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/687 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745857 | - |
Descrição: dc.description | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica, ofertado pelo Campus Calama do Instituto Federal de Rondônia como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica. | - |
Descrição: dc.description | Esta dissertação é resultado de uma pesquisa realizada no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do Instituto Federal de Rondônia – IFRO. A pesquisa está inserida na linha pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos em Educação Profissional e Tecnológica”. A pesquisa tem como tema o Conselho de Classe numa perspectiva da educação inclusiva. Assim, foi realizado uma análise sobre o Conselho de Classe de uma turma do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Rondônia – IFRO Campus Guajará-mirim a fim de verificar os problemas e desafios quanto à abordagem da situação dos alunos com deficiência com o intuito de criar um produto educacional que traga propostas de ações que possam melhorar gestão do processo ensino-aprendizagem. O referencial teórico utilizado para dialogar com os dados obtidos na pesquisa e fundamentar as concepções e reflexões extraídas durante as análises leva em consideração autores que discutem sobre Gestão Pedagógica – CAMARGO, 1997; HORA, 2007; LÜCK, 2010, entre outros, Conselho de Classe – DALBEN, 2004; CRUZ, 2005; PARO, 1986 e Educação Inclusiva – GUSMÃO, 2011, MANTOAN, 2000; MARTÍN, 2006. Para isso, a pesquisa adotou uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como técnica de coleta de dados e de análise respectivamente a Pesquisa-Ação Participante e a Análise Textual Discursiva – ATD. Desse modo, com o apoio e colaboração das pessoas que participaram da pesquisa, foi possível entender as dinâmicas, desafios e problemas na realização do Conselho de Classe e em seguida a construção de um guia pedagógico, como produto educacional, para contribuir com o desenvolvimento do Conselho de Classe dentro da instituição. Conclui-se que o - Guia pedagógico para a realização de um Conselho de Classe inclusivo - apresentado e avaliado pelos participantes da pesquisa poderá contribuir para a prática do Conselho de Classe dentro da instituição, ao mesmo tempo, que contribuirá para a promoção da educação inclusiva dos alunos com deficiência e necessidades específicas dentro da instituição de ensino. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation is the result of research carried out in the Professional Master's Degree in Professional and Technological Education – ProfEPT at the Federal Institute of Rondônia – IFRO. The research is part of the research line “Organization and Memories of Pedagogical Spaces in Professional and Technological Education”. The research theme is the Class Council from the perspective of inclusive education. Thus, an analysis was carried out on the Class Council of a class of the Computer Technician Course Integrated into High School at the Federal Institute of Rondônia – IFRO Campus Guajará-mirim in order to verify the problems and challenges regarding the approach to the situation of students with disability with the aim of creating an educational product that brings proposals for actions that can improve management of the teaching-learning process. The theoretical framework used to dialogue with the data obtained in the research and support the conceptions and reflections extracted during the analyzes takes into account authors who discuss Pedagogical Management – CAMARGO, 1997; HORA, 2007; LÜCK, 2010, among others, Class Council – DALBEN, 2004; CRUZ, 2005; PARO, 1986 and Inclusive Education – GUSMÃO, 2011, MANTOAN, 2000; MARTÍN, 2006. To this end, the research adopted a qualitative methodological approach, using Participant Action Research and Discursive Textual Analysis – ATD as data collection and analysis techniques, respectively. In this way, with the support and collaboration of the people who participated in the research, it was possible to understand the dynamics, challenges and problems in carrying out the Class Council and then the construction of a pedagogical guide, as an educational product, to contribute to the development of the Council. Class within the institution. It is concluded that the - Pedagogical guide for carrying out an inclusive Class Council - presented and evaluated by the research participants may contribute to the practice of the Class Council within the institution, at the same time, it will contribute to the promotion of inclusive education of students with disabilities within the institution. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Porto Velho Calama | - |
Publicador: dc.publisher | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conselho de Classe | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | - |
Palavras-chave: dc.subject | Guia Pedagógico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Class Council | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogical Guide | - |
Título: dc.title | O Conselho de Classe numa perspectiva da Educação Inclusiva dentro do Instituto Federal de Rondônia - Campus Guajará-Mirim | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: