Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Prates Júnior, Paulo | - |
Autor(es): dc.creator | Azevedo, Tainara Flôres de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:28Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:28Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/893 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745856 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências Biológicas. | - |
Descrição: dc.description | Os temas relacionados à genética, a exemplo de DNA, clonagem, hereditariedade, transgênicos e edição gênica tornaram-se populares devido aos meios de comunicação. No entanto, existem dificuldades no ensino dessa disciplina, conforme informações encontradas na literatura, associadas à ausência de recursos pedagógicos adequados para o ensino de genética. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições dos recursos didáticos para o ensino de genética e desenvolver um protótipo de jogo. Por meio de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Google Acadêmico e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD foram obtidos 1850 trabalhos, que após serem identificados e categorizados resultou em 40 trabalhos acadêmicos para leitura e avaliação, incluindo artigos, dissertações, teses e anais. O protótipo de jogo “Jornada Genética” foi elaborado para contribuir com o processo de abstração e aprendizagem do conteúdo, com base em conceitos de genética. Os resultados indicaram que existem vários trabalhos científicos que abordam o uso de recursos didáticos em sala aula como um instrumento facilitador de ensino e aprendizagem, os quais podem ser empregados em sala de aula. Logo, observa-se que é fundamental a utilização de vários recursos didáticos para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. | - |
Descrição: dc.description | Topics related to genetics, such as DNA, cloning, heredity, transgenics and gene editing have become popular due to the media. However, there are difficulties in teaching genetics, according to information found in the literature, associated with the lack of appropriate teaching resources for genetics. In this context, the aim of this study was to present the contributions of teaching resources to the teaching of genetics and to develop a prototype game. Through a systematic review of the literature in the Google Scholar and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD) databases, 1850 works were obtained, which after being identified and categorized resulted in 40 academic works for reading and evaluation, including articles, 4 dissertations, theses and Annals. The game prototype "Jornada Genética" was designed to contribute to the process of abstraction and learning of the content, based on basic concepts of genetics. The results showed that there are several scientific papers that address the use of didactic resources in the classroom as a tool to facilitate teaching and learning, which can be used in the classroom. In view of this, it can be seen that the use of various didactic resources to help in the teaching and learning process is fundamental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Guajará-Mirim | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornada Genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Protótipo de Jogo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Genetic Journey | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic games | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game Prototype | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | O uso de recursos didáticos: contribuição para o ensino de genética | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: