O Brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValim, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorTelles, Anderson Teixeira-
Autor(es): dc.creatorTelles, Lívia Catarina Matoso dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-23-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/779-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745840-
Descrição: dc.descriptionProdução acadêmica na modalidade de artigo publicada pelos autores na Revista Cientifica Contribuciones a las Ciencias Sociales.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo teve o objetivo de compreender o porquê do brincar tornar-se uma importante ferramenta na atuação psicopedagógica no Instituto Federal de Rondônia (IFRO) para estudantes com perfilde vulnerabilidade. A metodologia envolveu a pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo no IFRO. Propõe-se que as atividades lúdicas devem ter espaço exclusivo na vida de todo ser humano, independente de qual seja a idade. Com o apoio de uma rica bibliografia na fundamentação, pode-se constatar que, de fato, o brincar possibilita ao sujeito um espaço para atuar como protagonista, além, é claro, de poder ressignificar as experiências vividas e mudar o destino de sua própria história. Na política socioeducativa a escolarização tem posição fundamental, por isso o adolescente precisa receber apoio para continuar estudando e obter êxito. No caso dos estudantes vulneráveis matriculados nos cursos técnicos do IFRO, analisamos como deve ser o atendimento a estes, baseando-se na experiência da Psicopedagogia e nos princípios da orientação socioeducativa, para efetivar ações educativas inclusivas.-
Descrição: dc.descriptionThe objective of this paper was to understand why play has become an important tool in psychopedagogical work at the Instituto Federal de Rondônia (IFRO) for students with a vulnerability profile. The methodology involved bibliographic research and field research at IFRO. It is proposed that recreational activities should have an exclusive place in the life of every human being, regardless of their age. With the support of a rich bibliography, it was possible to verify that, in fact, playing allows the subject a space to act as a protagonist, besides, of course, being able to give new meaning to the experiences lived and change the destiny of his own history. In the socio-educational policy, schooling has a fundamental position, so the adolescent needs to receive support to continue studying and be successful. In the case of vulnerable students enrolled in technical courses at IFRO, we analyze how they should be cared for, based on the experience of psychopedagogy and the principles of socio-educational guidance, in order to effect inclusive educational actions.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Palavras-chave: dc.subjectPsicopedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectBrincar-
Palavras-chave: dc.subjectOrientação-
Palavras-chave: dc.subjectIFRO-
Palavras-chave: dc.subjectpsychopedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectplay-
Palavras-chave: dc.subjectorientation-
Palavras-chave: dc.subjectIFRO-
Título: dc.titleO Brincar e a orientação socioeducativa para promover a inclusão escolar de estudantes do IFRO em situação de vulnerabilidade-
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