Avaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFausto, Ilma Rodrigues de Souza-
Autor(es): dc.creatorSilva, Weslayne Kalline da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/644-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745837-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.-
Descrição: dc.descriptionDiscussões acerca da acessibilidade web é importante, pois a web surge como um recurso que facilita a visualizar e disponibilizar informações, permitir a troca de comunicação entre os usuários e a realizar diversas atividades cotidianas. A falta de acessibilidade em sites, como os que pertencem ao setor educacional, ocasiona limitações de acesso, também conhecidas como barreiras tecnológicas, que geram uma experiência negativa do ponto de vista do usuário, pois ao acessar um site diversas habilidades são utilizadas, como motora, cognitiva e interpretativa. No setor educacional, torna-se necessário que a acessibilidade web seja inserida, visto que por meio de sites de instituições de ensino diversas informações são disponibilizadas para a comunidade. Para tanto, este trabalho visa analisar a acessibilidade web dos sites das escolas municipais de Ji-Paraná apresentando melhorias para esses portais. Com relação à metodologia, adotou-se a pesquisa bibliométrica com os softwares Harzing’s Publish or Perish e VosViewer para a abordagem; a pesquisa bibliográfica para os procedimentos; e pesquisa descritiva para os objetivos. Para a análise de acessibilidade dos sites, optou-se pela ferramenta automática ASES (Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios), que segue o Modelo de Acessibilidade do Governo Eletrônico (eMAG), tendo como foco realizar a avaliação dos sites do Centro de Educação Infantil Cantinho do Céu, Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado Para Autismo, Centro Municipal de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Prof.ª Maria Antônia, e Centro Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Parque dos Pioneiros. Diante disso, foi feita seleção de páginas de cada site para a avaliação e verificou-se que nenhuma possui o nível máximo recomendado de acessibilidade pelo eMAG. Através dos resultados, foram exibidos erros relacionados ao conteúdo, textos, imagens, links e outros. Para tanto, efetuou-se o levantamento dos problemas identificados e as recomendações para as correções que poderão ser feitas visando a melhoria nos sites.-
Descrição: dc.descriptionDiscussions about web accessibility are important, as the web emerges as a resource that facilitates viewing and making information available, allowing the exchange of communication between users and performing various daily activities. The lack of accessibility on websites, such as those belonging to the educational sector, causes access limitations, also known as technological barriers, which generate a negative experience from the user's point of view, since when accessing a website several skills are used, such as motor skills, cognitive and interpretive. In the educational sector, it becomes necessary that web accessibility is inserted, since through the websites of educational institutions, various information is made available to the community. Therefore, this work aims to analyze the web accessibility of the websites of the municipal schools of Ji-Paraná, presenting improvements for these portals. Regarding the methodology, bibliometric research was adopted with Harzing's Publish or Perish and VosViewer software for the approach; the bibliographic research for the procedures; and descriptive research for the objectives. For the analysis of the accessibility of the websites, the automatic tool ASES (Evaluator and Simulator of Accessibility in Websites) was chosen, which follows the Accessibility Model of the Electronic Government (eMAG), focusing on evaluating the websites of the Centro de Educação Cantinho do Céu Kindergarten, Municipal Center for Specialized Educational Assistance for Autism, Municipal Center for Infant Education and Elementary Education Prof.ª Maria Antônia, and Municipal Center for Infant Education and Elementary Education Parque dos Pioneiros. In view of this, a selection of pages from each site was made for evaluation and it was found that none have the maximum recommended level of accessibility by eMAG. Through the results, errors related to content, texts, images, links and others were displayed. To this end, a survey was carried out of the identified problems and recommendations for corrections that could be made in order to improve the sites.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade Web-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjecteMAG-
Palavras-chave: dc.subjectASES-
Palavras-chave: dc.subjectWeb Accessibility-
Palavras-chave: dc.subjectAssessment-
Palavras-chave: dc.subjecteMAG-
Palavras-chave: dc.subjectASES-
Título: dc.titleAvaliação técnica da acessibilidade em sites de escolas municipais no estado de Rondônia-
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