Escolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAguiar, Tainá Cunha de-
Autor(es): dc.creatorCavalcante, Frank de Aguiar-
Autor(es): dc.creatorAbreu, Jordaine Horlene Meireles de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-05-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/316-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745834-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim.-
Descrição: dc.descriptionDurante mais de quatro séculos a escolarização indígena fora negligenciada, com a imposição de modelos escolares que buscavam a aculturação desses povos. Nas últimas décadas, observa-se alguns avanços em relação às políticas públicas afirmativas, entretanto, ainda insuficientes. Esta pesquisa se caracteriza como de cunho bibliográfico e documental e objetiva analisar quanti e qualitativamente as publicações realizadas no Brasil referentes aos processos de escolarização indígena e suas intersecções com o ensino de Química, disponibilizados nas plataformas SciELO (Scientific Electronic Library online), CAPES coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e Google Acadêmico. Os documentos que compuseram o corpus de análise, em nível quantitativo, foram categorizados por gênero, assim como pelo nível de formação dos autores, metodologias empregadas, região de origem das revistas, no período de 2015 a abril de 2021. Os levantamentos qualitativos foram produzidos por meio da análise das temáticas abordadas, grupadas em quatro eixos: Invisibilidade, Luta e Resistência; Políticas Públicas e/ou Formação Docente; Interculturalidade; Química, Ciências e Escolarização Indígena.-
Descrição: dc.descriptionFor more than four centuries, indigenous schoolin had been neglected, with the imposition of school models that sought the aculturation of these peoples. In recent decades, there have been some advances in relation to affirmative public policies, however, still insufficient. This research is characterized as bibliographic and documentary in nature and aims to analyze quantitativey and qualitatively the publications made in Brazil regarding the processes of indigenous shooling and its intersections with the teaching of Chemistry, available on SciELO (Scientific Electonic Library online) platforms, CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel) and Google Scholar. The documents that composed the corpus of analysis, at the quantitative level, were ategorized by gender, as well as the training level of the authors, methodologies employed, region of origin of the journals, from 2015 to April 2021. The qualitative surveys were produced through the analysis of the themes addressed, grouped into four axes: Invisibility, Struggle and Endurance; Public Policies and/or Teacher Training; Interculturality; Chemistry, Science and Indigenous Schooling.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Guajará-Mirim-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEscolarização Indígena-
Palavras-chave: dc.subjectRevisão Bibliográfica-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous Schooling-
Palavras-chave: dc.subjectLiterature review-
Título: dc.titleEscolarização indígena no Brasil: uma revisão bibliográfica e suas intersecções com o ensino de química-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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