Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Clemente, Mateus Aparecido | - |
Autor(es): dc.creator | Melo, Elhda Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/698 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745828 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado à Coordenação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia- IFRO, Campus Cacoal. | - |
Descrição: dc.description | O mundo tem vivenciado uma evolução contínua no campo da educação, especialmente, na área das tecnologias, as quais têm papel imprescindível no ensino-aprendizagem da Química, visto, que o uso das ferramentas tecnológicas tem sido essencial para aprimorar o conhecimento nessa área. Logo, é importante o emprego de jogos didáticos para melhorar o ensino de todas as disciplinas, já que essa forma pode dinamizar as práticas profissionais. Atualmente, a necessidade de uma educação mais acessível e dinâmica que vise preparar o indivíduo para o mercado de trabalho, desse modo, o ensino deve atender também anseios daqueles que circunstancialmente se evadiram da escola devido às dificuldades enfrentadas. Ressalta-se, que o discente presente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) não dispõe de tempo e base necessária para uma boa aprendizagem do conteúdo, demonstrando sua dificuldade em aprender o que lhe foi proposto. O estudo teve como objetivo abordar a EJA delineando as complexidades e os meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química. A metodologia para a fundamentação do trabalho consiste na revisão sistematizada desenvolvida a partir de buscas em bases de dados, dentre as quais destacam-se: o Portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Google Acadêmico. Empregou-se como as seguintes palavras-chave: ensino de Química, evasão escolar, educação de jovens e adultos, as tecnologias e o ensino da Química. Foram selecionados estudos publicados nos bancos de dados no período de 2005 a 2023. Quanto aos critérios de inclusão na pesquisa, utilizou-se estudos de autores que demonstraram a relevância do emprego das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e demais formas que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem em Química, especialmente, por meio os jogos didáticos e de equipamentos tecnológicos como: tablets e smartphones. Nesse presságio, selecionou-se 35 artigos e os demais foram excluídos por não apontarem como alguns meios podem facilitar o ensino e aprendizagem da Química. | - |
Descrição: dc.description | The world has experienced continuous evolution in the field of education, especially in the area of technologies, which play an essential role in the teaching-learning of Chemistry, given that the use of technological tools has been essential to improve knowledge in this area. Therefore, it is important to use educational games to improve the teaching of all subjects, as this form can boost professional practices. Currently, there is a need for more accessible and dynamic education that aims to prepare individuals for the job market. Therefore, education must also meet the desires of those who circumstantially dropped out of school due to the difficulties they faced. It is noteworthy that the student present in Youth and Adult Education (EJA) does not have the time and necessary basis for good learning of the content, demonstrating his difficulty in learning what was proposed to him. The study aimed to address EJA by outlining the complexities and means that facilitate the teaching and learning of Chemistry. The methodology for the basis of the work consists of a systematic review developed from searches in databases, among which the following stand out: the Journal Portal of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Google Scholar. The following keywords were used: chemistry teaching, school dropout, youth and adult education, technologies and chemistry teaching. Studies published in the databases from 2005 to 2023 were selected. Regarding the inclusion criteria in the research, studies by authors who demonstrated the relevance of using Information and Communication Technologies (ICT) and other forms that help the teaching-learning process in Chemistry, especially throu. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Cacoal | - |
Publicador: dc.publisher | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evasão Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jogos Didáticos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da Informação e Comunicação | - |
Título: dc.title | Educação de jovens e adultos: complexidades e meios que facilitam o ensino e aprendizagem da Química | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: