A Relação da forma urbana de Vilhena-RO e política de gestão urbana

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Autor(es): dc.contributorSilva, Áurea Dayse Cosmo da-
Autor(es): dc.creatorCampos, Geisisclaudi Muniz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-05-29-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/347-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745823-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso entregue ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena, para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho investiga o desenvolvimento urbano e os principais fatores que delinearam a forma urbana da cidade de Vilhena, no Estado de Rondônia, também conhecido como “Portal da Amazônia” ocidental, que se distingue da maioria dos municípios rondonienses pelo clima e relevo . Para o desenvolvimento da pesquisa, foi adotada uma abordagem qualitativa, na qual considerou -se os fatos históricos que constituíram seus primórdios, desde a fundação do posto telegráfico, na expansão da linha telegráfica de Cuiabá a Porto Velho, até as políticas públicas que impulsionaram seu crescimento e colonização, como a construção da rodovia BR 364 , a qual liga o estado ao Centro - Oeste e planos de reforma agrária federais durante as décadas de 1960 a 1980. A análise utiliza os preceitos teóricos e metodológicos da morfologia urbana, considerando o solo, o lote, o edifício e o quarteirão e busca utilizar tais conceitos para compreender a expansão urbana da região em estudo . A pesquisa identificou a influência das rodovias federais que cortam a cidade, bem como o relevo e hidrografia que influenciaram na expansão urbana e a formação do presente tecido urbano, que teve crescimento lento inicialmente, mas com as políticas públicas ganharam ritmo acelerado e se mantiveram crescentes, apesar dos incentivos governamentais e sendo impulsionados por fatores como mercado de trabalho e êxodo rural, nos períodos iniciais da ocupação territorial. Nos processos seguintes de expansão, percebe -se o poder econômico como motor gerador do crescimento e a tentativa do poder executivo de regular a dinâmica de ocupação urbana e seu desenvolvimento, com a instituição do plano diretor, instrumento legal obrigatório pela legislação federal . Neste documento, faz -se a inserção de dispositivos e definições que buscam promover o planejamento urbano, contudo, a expansão mantida continuamente leva a ocasionar um espraiamento da zona urbana, sem uniformidade e com ocupação de regiões desconexas ao setor urbano consolidado. E, por fim, é feita a análise da proposta de alteração legal para a retomada do planejamento público para correção das questões urbanas e definições de prioridade de ocupação.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Arquitetura e Urbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectMorfologia Urbana-
Palavras-chave: dc.subjectPolíticas Públicas-
Palavras-chave: dc.subjectPeriurbanização-
Palavras-chave: dc.subjectEspraiamento-
Palavras-chave: dc.subjectTecido Urbano-
Título: dc.titleA Relação da forma urbana de Vilhena-RO e política de gestão urbana-
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