Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Syryczyk, Edilberto Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Sachini, Giani Patrícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/619 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745822 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão do curso em forma Artigo científico, apresentado a banca examinadora do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para obtenção do título em Licenciatura em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Educação Inclusiva busca a integração dos alunos com necessidades especiais nas unidades de ensino regular, trazendo a experiência de uma educação sem discriminação, permitindo que todos os alunos se enquadrem em uma didática igualitária que envolve o nivelamento cultural, social e pedagógico. A educação especial tem suas ações voltadas para o atendimento às especificidades de cada aluno, promovendo atendimento às necessidades dos alunos com deficiência (auditiva, visual, intelectual, física ou múltipla), tornando-se atuante na escola, em redes de apoio, formação continuada e serviços de desenvolvimento e práticas colaborativas. Esta pesquisa, dentro desse contexto, busca identificar as ferramentas utilizadas pelas escolas tanto para ofertar as disciplinas aos alunos especiais, quanto ao apoio e acompanhamento aos estudantes tomando como ênfase abordagens que envolvem o pensamento matemático. Tais dados foram coletados por meio de livros, artigos, artigos de jornais disponibilizados em sites indicados e também parte dos projetos pedagógicos disponibilizados pelas escolas Álvares de Azevedo e Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, atuantes na cidade de Vilhena, tipificando a investigação como qualitativa e documental. Escolas estas que são modelos de instituição inclusiva no município. É possível notar que, nas escolas públicas investigadas, as adaptações permitem que um ensino de qualidade seja ofertado aos alunos especiais, garantindo a esses estudantes possibilidades profissionais para o futuro. | - |
Descrição: dc.description | I Inclusive Education seeks the integration of students with special needs in regular education units, bringing the experience of an education without discrimination, allowing all students to fit into an egalitarian teaching approach that involves cultural, social and pedagogical leveling. Special education has its actions aimed at meeting the specificities of each student, promoting the needs of students with disabilities (hearing, visual, intellectual, physical or multiple), becoming active at school, in support networks, continuing education and development services and collaborative practices. This research, within this context, seeks to identify the tools used by schools both to offer subjects to special needs students and to support and monitor students, focusing on approaches that involve mathematical thinking. Such data were collected through books, articles, newspaper articles available on indicated websites and also part of the pedagogical projects made available by the schools Álvares de Azevedo and Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, operating in the city of Vilhena, typifying the investigation as qualitative and documentary. These schools are models of inclusive institutions in the municipality. It is possible to note that, in the public schools investigated, the adaptations allow quality education to be offered to special needs students, guaranteeing these students professional possibilities for the future. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação especial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino matemático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Special education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education Inclusion | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics Teaching | - |
Título: dc.title | Educação inclusiva e ensino de matemática: excertos necessários para uma aprendizagem significativa | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: