Experiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: História oral de vida de egressos e servidores

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Xênia de Castro-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Edeli Diogo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/585-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745819-
Descrição: dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada como requisito parcial para a obtençãodo título de Mestre em Educação Profissional e Tecnológica, junto ao Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa teve como objetivo geral promover um estudo comparativo acerca das concepções de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) de duas instituições educacionais rondonienses: a Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria, extinta em 2000, e o Instituto Federa de Rondônia, criado em 2008 e ainda em funcionamento. Dentre os objetivos específicos, buscou-se: (1) Problematizar a trajetória da Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria; (2) Elaborar um quadro comparativo dos principais desafios enfrentados pela Escola Agrotécnica Estadual Silvio Gonçalves de Faria e pelo Instituto Federal de Rondônia – Campus de Ji-Paraná, no primeiro ano de sua fundação; (3) Discutir os desafios atinentes à constituição da identidade do referido campus; e (4) Contribuir para a ampliação do conhecimento social acerca do Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. O método que deu suporte à investigação foi o método histórico, que abrangeu a catalogação, serialização e análise de fontes escritas oficiais, além da produção documental a partir de entrevistas de história oral de vida. Essas entrevistas foram gravadas com egressos da antiga Escola Agrotécnica Silvio Gonçalves de Faria e servidores do Instituto Federal de Rondônia que acompanharam o processo de federalização da referida escola. Os resultados indicaram que o IFRO enfrenta desafios semelhantes aos que a Escola Agrotécnica enfrentou, além de desafios particulares, característicos do contexto político e econômico em que está inserido; que ambas as instituições foram impactadas por interesses políticos e necessidades econômicas entendidas como urgentes por parte dos dirigentes políticos; e que a escuta de egressos e servidores que participaram da vida dessas instituições mostrou-se relevante para a compreensão das rupturas e continuidades que perpassam as experiências pedagógicas das instituições escolares e dos desafios históricos que se apresentam ao campo da EPT no Brasil.-
Descrição: dc.descriptionThe general objective of this research was to promote a comparative study of the conceptions of Technical and Vocational Education and Training (TVET), of two educational institutions in Rondônia: the Silvio Gonçalves de Faria Agrotechnical School, which was extinguished in2000, and the Federal Institute of Rondônia, which was creates in 2008 and is still in operation. Among the specific objectives, we sought to: (1) Problematize the trajectory of the Silvio Gonçalves de Faria Agrotechnical School; (2) Prepare a comparative table of the main challenges faced by the Silvio Gonçalves de Faria Agrotechnical School and the Federal Institute of Rondônia – Ji-Paraná Campus, in the first year of its foundation; (3) Discuss the challenges of stablishing the identity of the campus; and (4) Contribute to the expansion of social knowledge about the Federal Institute of Rondônia – Ji-Paraná Campus. The method used to support the research was the historical method, which included cataloguing, serializating and analysing official written sources, as well as producing documents based on oral life history interviews. These interviews were recorded with graduates of the former Silvio Gonçalves de Faria Agrotechnical School and civil servants of the Federal Institute of Rondônia who accompanied the process of federalization of the School. The results indicated that the IFRO faces similar challenges to those faced by the Agrotechnical School, as well as particular challenges, characteristic of the political and economic context in which it is inserted; that both institutions were impacted by political interests and economic needs perceived as urgent by political leaders;and that listening to graduates and civil servants who participated in the life of these institutions is relevant to understand the ruptures and continuities that permeate the pedagogical experiences of school institutions and the historical challenges facing the field of TVET in Brazil.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (PROFEPT)-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológica-
Palavras-chave: dc.subjectHistória institucional-
Palavras-chave: dc.subjectMemória.-
Palavras-chave: dc.subjectTechnical and Vocational Education and Training-
Palavras-chave: dc.subjectInstitutional history-
Palavras-chave: dc.subjectMemory.-
Título: dc.titleExperiências de educação profissional e tecnológica em Ji-Paraná/RO: História oral de vida de egressos e servidores-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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