A ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarboza, Claudemir Miranda-
Autor(es): dc.contributorAbreu, Michelle Ayres-
Autor(es): dc.creatorSantos, Jaqueline Hupp dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-10-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/186-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745816-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionA matemática é considerada incompreensível e temida por muitos alunos nos diversos níveis educacionais. Mas de acordo com Carmo (2013) isso não poderia estar acontecendo, uma vez que essa disciplina faz parte da vida de cada aluno e é uma ferramenta muito útil na resolução de problemas. A matemática é uma disciplina considerada difícil pelos alunos e muitos a detestam e a temem desenvolvendo um bloqueio mental em sua aprendizagem, assim desencadeando uma ansiedade pela matemática. Nesse sentido, este trabalho apresenta, de acordo com Oliveira (2008), o conceito e sintomas da ansiedade bem, como seus efeitos na aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e sua identificação dentro do contexto escolar, de forma que medidas possam ser tomadas, a fim de melhorar o desempenho da aprendizagem dos alunos (SILVA, 2011). O trabalho se fundamenta basicamente em revisão bibliográfica. Esse trabalho tem por objetivo uma reflexão e uma análise por parte dos envolvidos no processo e ensino aprendizagem na ansiedade frente ao processo de ensino aprendizagem da matemática pelos seus alunos.-
Descrição: dc.descriptionMathematics is considered incomprehensible and feared by many students at different educational levels. But according to Carmo (2013) this could not be happening, since this discipline is part of every student's life and is a very useful tool in problem solving. Mathematics is a subject considered difficult by students and many hate it and fear it developing a mental block in their learning, thus triggering an anxiety for mathematics. In this sense, this work presents, according to Oliveira (2008), the concept and symptoms of anxiety as well as its effects on mathematics learning in the early years of elementary school, and its identification within the school context, so that measures can be taken in order to improve student learning performance (SILVA, 2011). The work is basically based on a bibliographic review. This work aims at a reflection and an analysis by those involved in the process and teaching-learning in the anxiety facing the teaching-learning process of mathematics by their students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnsiedade-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectAnxiety-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Título: dc.titleA ansiedade no processo de ensino - aprendizagem da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.