Uma proposta didática para a dedução do volume de sólidos com a utilização de materiais concretos e de baixo custo

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Autor(es): dc.contributorDias, Eder Regiolli-
Autor(es): dc.creatorSantana, Tiago Eutíquio Lemes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/242-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745808-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade artigo apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionA geometria espacial é um tema muito rico na matemática, favorável à utilização de metodologias diferenciadas que possibilitam a abordagem de problemas de forma concreta, que posteriormente são levados à abstração quando se introduz as fórmulas. Optamos por desenvolver esse trabalho diante da dificuldade em encontrar ferramentas que proporcionassem uma dedução intuitiva das fórmulas de volume dos prismas, cilindros, pirâmides, cones e esferas, pois pensamos em oferecer algo palpável para o professor trabalhar tal tema de modo a facilitar as dificuldades encontradas devido à carência de materiais didáticos adequados na maioria das escolas. O presente artigo aborda um roteiro de confecção de materiais concretos com baixo custo que é facilmente encontrável na maioria das papelarias e ainda uma proposta didática de como aplicá-los em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionSpatial geometry is a very rich subject in mathematics, favorable to the use of different methodologies that allow to approach problems in a concrete way and which are later taken to abstraction when introducing formulas. We chose to develop this work in view of the difficulty in finding tools that would provide an intuitive deduction of the volume formulas of prisms, cylinders, pyramids, cones and spheres, as we thought of offering something palpable for the teacher to work on this theme in order to facilitate the difficulties encountered due to the lack of adequate teaching materials in most schools. This article discusses a script for making low-cost concrete materials that is easily found in most stationery and a didactic proposal on how to apply them in the classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria espacial-
Palavras-chave: dc.subjectMateriais concretos-
Palavras-chave: dc.subjectSólidos-
Palavras-chave: dc.subjectVolume-
Palavras-chave: dc.subjectSpatial geometry-
Palavras-chave: dc.subjectConcrete materials-
Palavras-chave: dc.subjectSolids-
Palavras-chave: dc.subjectVolume-
Título: dc.titleUma proposta didática para a dedução do volume de sólidos com a utilização de materiais concretos e de baixo custo-
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