Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStein, Cléver Reis-
Autor(es): dc.creatorFavacho, Ana Márcia Moraes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-30-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745795-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo, submetido na Revista: Internacional para Educação e Pesquisa em Inovação, Vol. 11 Nº 5 (2023). Desenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais, apresentado a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito para obtenção de aprovação no curso.-
Descrição: dc.descriptionO ensino de alguns conteúdos das disciplinas das ciências exatas e da terra são considerados complexos e, este cenário se agrava quando o aluno possui alguma deficiência, dentre essas deficiências a visual é uma que apresenta um grau de complexidade maior, pois o aluno não consegue enxergar o que está sendo demonstrado. Com base neste panorama, o presente artigo tem como objetivo central apresentar algumas peças tridimensionais didáticas inclusivas, as quais foram desenvolvidas em softwares que projetam objetos tridimensionais e posterior impressão em impressoras 3D, processo esse que resultou em peças manuseáveis e com informações de dimensões, formas e escritas em braille, esse conjunto de informações agregados na construção dessas peças tem como propósito colaborar no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos relacionados às disciplinas de exatas.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of some contents of the disciplines of the exact sciences and the earth are considered complex and this scenario worsens when the student has some disability, among these visual deficiencies is one that presents a higher degree of complexity, because the student cannot see what is being demonstrated. Based on this panorama, this article has as its central objective to present some three-dimensional pieces of inclusive didactics, which were developed in software that design three-dimensional objects and later printing in 3D printers, a process that resulted in handleable parts and with information of dimensions, shapes and writings in braille, this set of information aggregated in the construction of these pieces aims to collaborate in the process of teaching and learning of content related to exact disciplines.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languageen-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Palavras-chave: dc.subjectPeças de didática inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectImpressora 3d-
Palavras-chave: dc.subjectBraille-
Palavras-chave: dc.subjectPieces of inclusive didactics-
Palavras-chave: dc.subject3D printer-
Palavras-chave: dc.subjectBraille-
Título: dc.titleDesenvolvimento de peças tridimensionais didáticas inclusivas para assessorar no processo de ensino e aprendizado de pessoas portadoras de deficiências visuais-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.