Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, José Elias de Almeida | - |
Autor(es): dc.creator | Machado, Cláudio Volpato | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/762 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745787 | - |
Descrição: dc.description | Artigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título Licenciado em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | O presente artigo trata das competências docentes quanto a verificação e validação de atividades extracurriculares que são desenvolvidas na escola e quais suas contribuições para a aprendizagem dos estudantes nas áreas de ciências e biologia. Na busca de implementar ações efetivas a fim de promover o interesse de estudantes pelo conhecimento científico, torna-se necessário uma melhor análise dos assuntos considerados extracurriculares. As práticas utilizadas no desenvolvimento das citadas atividades, devem estar alinhadas com as metodologias utilizadas pelos docentes tendo como parâmetros o total aproveitamento do tempo na aplicação das tarefas e a sintonia com a construção de conhecimentos científicos válidos para a formação dos alunos. A metodologia utilizada teve cunho qualitativo, sendo que para alcançar os objetivos propostos foram realizadas pesquisas bibliográficas e empíricas, envolvendo oito professores das disciplinas de Ciências e Biologia do ensino fundamental II e ensino médio de escolas públicas da educação básica situadas em área urbana do Município de Colorado do Oeste-RO. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário via e-mail (google formulário) com sete perguntas cujos resultados mostram que o desenvolvimento de atividades extracurriculares é positivo pois sempre agregam conhecimentos válidos aos estudantes. No entanto, há que se considerar uma mudança na organização das mesmas em conciliação com o horário escolar. Na avaliação final concluímos que as atividades extracurriculares devem ser analisadas a partir dos aspectos de complementação do currículo escolar e da formação cidadã. | - |
Descrição: dc.description | This article deals with teaching skills regarding the verification and validation of extracurricular activities that are developed at school and what their contributions are to student learning in the areas of science and biology. In the quest to implement effective actions to promote students' interest in scientific knowledge, a better analysis of subjects considered extracurricular is necessary. The practices used in the development of the aforementioned activities must be aligned with the methodologies used by teachers, having as parameters the total use of time in applying the tasks and the harmony with the construction of valid scientific knowledge for the training of students. The methodology used had a qualitative nature, and to achieve the proposed objectives, bibliographical and empirical research was carried out, involving eight teachers of Science and Biology subjects from elementary school II and high school from public basic education schools located in an urban area of the Municipality of Colorado do Oeste-RO. As a data collection instrument, a questionnaire via email (google form) was used with seven questions whose results show that the development of extracurricular activities is positive as they always add valid knowledge to students. However, a change in their organization must be considered in conjunction with school hours. In the final evaluation, we concluded extracurricular activities must be analyzed based on aspects of complementing the school curriculum and citizenship training. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Colorado do Oeste | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atividade extracurricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Biológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Extracurricular activity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | Verificação e validação de competência docente e atividades extracurriculares no ensino de Ciências em escolas públicas da rede estadual do município de Colorado do Oeste-RO | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: