Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorStein, Cléver Reis-
Autor(es): dc.creatorMeneses, Ilda Tavares de-
Autor(es): dc.creatorStevens, Ana Paula De Castro-
Autor(es): dc.creatorSantos, Éverton Feitosa dos-
Autor(es): dc.creatorBarbosa, Gabriel Marcos Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Hyorran Cristian Paes-
Autor(es): dc.creatorFurtado, Kenedy Daniel Calegari-
Autor(es): dc.creatorCarvalho, Victor Esmite Barroso de-
Autor(es): dc.creatorStein, Cléver Reis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-07-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/722-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745783-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade de artigo: Demonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano, sob Orientação do Prof. Clever Reis Stein, apresentado pela aluna Ilda Tavares de Meneses a Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Porto Velho Calama, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em Licenciatura em Física.-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo se pautou em apresentar uma proposta auxiliar para o ensino de Eletromagnetismo, com uma atitude teórica-metodológica baseada na construção de uma maquete para trabalhar a Lei de Faraday, também conhecida como lei da indução eletromagnética. As etapas seguidas nesse percurso iniciaram-se com um levantamento bibliográfico sobre a temática apresentada, em seguida descrevermos o processo de construção da maquete utilizando materiais de baixo custo e por fim discorremos sobre nossos resultados alcançados. O desenvolvimento desse estudo buscou quebrar paradigmas entre Teoria e Prática, para que assim o docente possa repensar suas práticas e tente trazer ações que mobilizem os discentes para que suas experiências escolares possam ser combinadas com as práticas cotidianas.-
Descrição: dc.descriptionThis article was based on presenting an auxiliary proposal for the teaching of Electromagnetism, with a theoretical-methodological attitude based on the construction of a model to work the Faraday Law, also known as the law of electromagnetic induction. The steps followed in this journey began with a bibliographic survey on the theme presented, then we describe the process of construction of the model using low cost materials and finally we discuss our results achieved. The development of this study sought to break paradigms between Theory and Practice, so that teachers can rethink their practices and try to bring actions that mobilize students so that their school experiences can be combined with daily practices.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Palavras-chave: dc.subjecteletromagnetismo-
Palavras-chave: dc.subjectlei de Faraday-
Palavras-chave: dc.subjectmaquete-
Palavras-chave: dc.subjectelectromagnetism-
Palavras-chave: dc.subjectFaraday's law-
Palavras-chave: dc.subjectModel-
Título: dc.titleDemonstração experimental das leis de Faraday: uma abordagem qualitativa utilizando materiais do cotidiano-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.