Avaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorZuquim, Andreia Fernanda-
Autor(es): dc.creatorSantos, Joyce Pazitto dos-
Autor(es): dc.creatorSantos, Eduardo Aquino-
Autor(es): dc.creatorMoreira, Nilva Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorZuquim, Andreia Fernanda-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/649-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745775-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se neste trabalho uma análise da avaliação da aprendizagem em relação ao professor e ao aluno no processo educativo. No processo de ensino-aprendizagem, existem muitos fatores que influenciam nos resultados, sejam eles internos ou externos. Dentre os fatores internos, a forma como a avaliação é conduzida e a influência da relação professor-aluno desempenham papéis fundamentais nos resultados da aprendizagem. Com base nessa premissa, o objetivo foi analisar as concepções conceituais e práticas que os professores têm em relação às formas de avaliação da aprendizagem e à interação entre educadores e alunos. A pesquisa foi de caráter exploratório, descritivo e analítico, conduzida por meio de uma revisão sistemática da literatura baseada em livros, artigos, revistas especializadas, sites periódicos e bases de dados científicas, como Scopus, Web of Science, Google Scholar, utilizando palavras-chave relacionadas ao tema proposto. Os artigos selecionados foram avaliados quanto à sua confiabilidade técnica e metodológica. As informações extraídas foram organizadas em categorias e analisadas para avaliar e identificar as conexões existentes entre a relação professor-aluno e o processo de ensino-aprendizagem. Os resultados serão apresentados de forma descritiva e analítica, discutindo-os à luz da literatura existente. A partir da coleta e análise das leituras, observou-se que outras estratégias de avaliação podem servir de apoio para que os professores alcancem melhores resultados com seus alunos e os orientem em direção ao conhecimento.-
Descrição: dc.descriptionPresented in this work is an analysis of learning assessment concerning the teacher and student relationship in the educational process. In the teaching-learning process, there are many factors that influence the outcomes, whether they are internal or external. Among the internal factors, the way assessment is conducted and the influence of the teacher-student relationship play fundamental roles in learning outcomes. Based on this premise, the aim was to analyze the conceptual and practical conceptions that teachers have regarding the forms of learning assessment and the interaction between educators and learners. The research was exploratory, descriptive, and analytical in nature, conducted through a systematic review of literature based on books, articles, specialized journals, periodic websites, and scientific databases such as Scopus, Web of Science, Google Scholar, using keywords related to the proposed topic. The selected articles were evaluated for their technical and methodological reliability. The extracted information was organized into categories and analyzed to evaluate and identify existing connections between the teacher-student relationship and the teaching-learning process. The results will be presented descriptively and analytically, discussing them in light of the existing literature. Through the collection and analysis of readings, it was observed that other assessment strategies can serve as support for teachers to achieve better results from their students and guide them towards Knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherBrazilian Journal of Development-
Publicador: dc.publisherCampus Ji-Paraná-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Química-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectProcesso educativo-
Palavras-chave: dc.subjectRelação professor-aluno-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConcepções conceituais e práticas-
Palavras-chave: dc.subjectLearning assessment-
Palavras-chave: dc.subjectEducational process-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-student relationship-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-learning-
Palavras-chave: dc.subjectConceptual and practical conceptions-
Título: dc.titleAvaliação da aprendizagem e interações professor-aluno: estratégias aplicadas no aprimoramento do processo educacional-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.