Jogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem

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Autor(es): dc.contributorSantos, Quézia Cristina de Lima-
Autor(es): dc.creatorMenezes, Jéssica Alencar Faial de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-20-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/396-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745772-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Artigo Científico) apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências com Habilitação em Química ou Biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) – Campus Guajará-Mirim, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Ciências com Habilitação em Biologia.-
Descrição: dc.descriptionO ensino de ciências e biologia muitas vezes pode ser rotulado como algo “difícil”, ainda mais quando assuntos são tratados sem nenhuma conexão com conhecimentos já existentes. Diante dessa assertiva, a utilização de jogos didáticos torna-se uma ferramenta eficaz para o ensino de temas complexos. Uma vez que, mediante a adoção dessa estratégia os assuntos estudados passam a ser contextualizados com o cotidiano, permitindo que o aluno explore suas habilidades, consiga compreender de forma mais ampla as temáticas das aulas, torna-se mais participativo, comunicativo e além disso, aprenda brincando. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo discutir brevemente a importância da ludicidade no ensino de ciências e apresentar oito jogos didáticos que foram elaborados com intuito de auxiliar e favorecer a construção do conhecimento e familiarização de alguns conteúdos das áreas de Botânica, Citologia, Evolução, Zoologia, Genética, Paleontologia e Biogeografia.-
Descrição: dc.descriptionThe teaching of science and biology can often be labeled as “difficult”, even more so when subjects are treated without any connection with existing knowledge. Given this assertion, the use of educational games becomes an effective tool for teaching complex topics. Since, through the adoption of this strategy, the subjects studied are contextualized with everyday life, allowing the student to explore their skills, be able to understand more broadly the themes of the classes, it becomes more participatory, communicative and, in addition, learn by playing. In this way, this article aims to briefly discuss the importance of playfulness in science teaching and present eight didactic games that were developed with the aim of helping and favoring the construction of knowledge and familiarization of some contents in the areas of Botany, Cytology, Evolution, Zoology, Genetics, Paleontology and Biogeography.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Guajará-Mirim-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências com habilitação em Química ou Biologia-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectGameficação-
Palavras-chave: dc.subjectBiology-
Palavras-chave: dc.subjectSignificant Learning-
Palavras-chave: dc.subjectDidactic resources-
Palavras-chave: dc.subjectLudic-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Título: dc.titleJogos didáticos no ensino de ciências: uma proposta contextualizada para promoção do processo de ensino-aprendizagem-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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