Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Faria, Wendell Fiori | - |
Autor(es): dc.creator | Coelho, João Gouveia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/404 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745760 | - |
Descrição: dc.description | A presente dissertação apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no Campus de Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), tendo como objeto de análise a temática da avaliação da aprendizagem no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. O objetivo geral foi investigar as concepções e práticas de avaliação da aprendizagem dos professores das disciplinas específicas do Curso Técnico em Agropecuária, buscando alternativas para a melhoria da temática no contexto pesquisado. Com relação aos procedimentos metodológicos, adotou-se a abordagem qualitativa, de maneira que a entrevista semiestruturada foi o instrumento utilizado para a coleta de dados, os quais foram posteriormente transcritos e analisados segundo a técnica da Análise de Conteúdo, na categoria temática. Os sujeitos da pesquisa foram dez professores das disciplinas do núcleo profissionalizante, formados em cursos de bacharelado na área das Ciências Agrárias. Como fundamentação teórica, buscou-se dialogar com autores que abordam a avaliação da aprendizagem numa perspectiva formativa. Os principais resultados alcançados apontam para um contexto em que prevalece a avaliação com características classificatórias, com ênfase nas provas escritas, o que sugere a necessidade de formação continuada para o grupo de professores pesquisados, envolvendo a temática da avaliação, com o objetivo de contribuir para a superação das atuais práticas avaliativas. | - |
Descrição: dc.description | This dissertation presents the results of a research accomplished in the Campus Colorado do Oeste, of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondonia (IFRO). It has as object of analysis the thematic assessment of learning in Integrated Technical Education to High School. The general objective was to investigate the concepts and learning assessment practices of teachers in specific subjects of Technical Course in Agriculture, seeking alternatives to improve the thematic of the search context. The qualitative approach as a methodological procedure was adopted. The semi-structured interview was the instrument used to collect data, which was later transcribed and analyzed using the technique of content analysis, the thematic category. The investigation subjects were ten teachers of the professional core subjects, trained in bachelor's degree programs in agricultural sciences area: Agronomy and Animal Husbandry. As a theoretical basis, it attempted to discuss, the authors who address the assessment of learning in a formative perspective. The main results point to a context in which the prevailing assessment with qualifying features, with an emphasis on written tests, which suggests the need for continued training for the group of subject teachers‟ research, involving the thematic of assessment, in order to contribute to overcoming the current assessment practices. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação docente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning assessment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Avaliação da aprendizagem escolar: um estudo sobre as concepções e práticas docentes nas disciplinas específicas do Curso Técnico em Agropecuária do IFRO/Campus Colorado do Oeste | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: