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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rodríguez, Tomás Daniel Menéndez | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Josirene Zalenski de Siqueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-23 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/281 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745752 | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão apresentado ao Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT no polo da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como requisito parcial para a obtenção de título de Mestre em Matemática. | - |
| Descrição: dc.description | O objetivo deste trabalho consiste em analisar a aplicabilidade da criptografia para o ensino de matemática, principalmente no contexto da educação profissional. Pois a busca em dar mais significado aos conteúdos e aos questionamentos apresentados por parte dos alunos têm sido a grande motivação para a maioria dos professores. Portanto eleger a criptografia no ensino da matemática além de promover a interdisciplinaridade entres as disciplinas de informática e matemática, também possui a capacidade de despertar o interesse dos alunos, uma vez que as tecnologias de Informação e Comunicação estão diretamente voltadas à realidade deles. Visando a concretização desses objetivos, foi realizado a fundamentação teórica através da abordagem histórica que implicaram a evolução da criptografia até os dias atuais, compreendendo o sistema RSA. Com efeito, qualquer aplicação se torna mais relevante após a compreensão de todo o processo histórico, os motivos pelos quais impulsionaram a evolução e o mais importante, a descoberta de todo embasamento matemático essencial ao desenvolvimento de cada técnica criptográfica e de criptoanálise. Neste contexto, foi possível apresentar diversas formas de aplicabilidade da criptografia no ensino de funções, matrizes, análise combinatória, porcentagem e raciocínio lógico, números binários e aritmética modular, bem como proporcionar aos professores, propostas de atividades para que com autonomia possam aplicar, contextualizar, adequar e enriquecer o ensino de matemática em suas aulas. | - |
| Descrição: dc.description | The objective of this work is to analyze the applicability of cryptography to the teaching of mathematics, mainly in the context of professional education. Because the search to give more meaning to the contents and the questions presented by the students has been the major motivation for most teachers. Therefore, choosing cryptography in the teaching of mathematics, in addition to promoting interdisciplinarity between the disciplines of computer science and mathematics, also has the ability to arouse interest in students, since information and communication technologies are directly focused on their reality. In order to achieve these objectives, the theoretical foundation was carried out through the historical approach that implied the evolution of cryptography until the present day, including the RSA system. Indeed, any application becomes more relevant after an understanding of the entire historical process, the reasons why it propelled evolution and most importantly, the discovery of any mathematical foundation essential to the development of each cryptographic and cryptanalysis technique. In this context, it was possible to present various forms of applicability of cryptography in the teaching of functions, matrices, combinatorial analysis, percentage and logical reasoning, binary numbers and modular arithmetic, as well as providing teachers with activity proposals so that they can apply, contextualize , adapt and enrich the teaching of mathematics in their classes. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Criptografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cryptography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Technology | - |
| Título: dc.title | A aplicabilidade da criptografia no ensino de matemática no contexto da educação profissional | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO | |
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