A utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPinho, Claudinei de Oliveira-
Autor(es): dc.creatorSilva, Hirislande Fernandes da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2023-06-02-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/362-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745750-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Pós- Graduação Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática apresentado ao IFRO- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia-Campus Vilhena, como requisito parcial à conclusão do Curso de Pós- Graduação.-
Descrição: dc.descriptionEste artigo apresenta um relato do uso dos jogos didáticos para auxiliar no aprendizado da tabuada no 5º Ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Vilhena, Zona Rural– RO, para demonstrar a importância de um ensinar com metodologias lúdicas para o desenvolvimento intelectual e cognitivo dos alunos no processo de alfabetização matemática. Enfatiza a contribuição dos jogos matemáticos como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Descreve algumas dificuldades dos alunos na resolução de operações matemáticas, envolvendo principalmente a tabuada. Com a aplicação dos jogos observou-se que as aulas de matemática se tornaram mais significativas e o conteúdo envolvendo a tabuada tornou-se mais contextualizado, permitindo aos alunos obter melhores resultados de aprendizagem. A intervenção do professor e a criatividade ao abordar o assunto de forma lúdica fez com que os alunos se tornassem mais participativos e autônomos, buscando estratégias a cada desafio proposto, fato esse que fez a turma como um todo, avançar na aprendizagem matemática.-
Descrição: dc.descriptionThis article presents an account of the use of didactic games to assist in the learning of multiplication tables in the 5th Year of Elementary School at the Municipal School of Vilhena, Rural Area – RO, to demonstrate the importance of teaching with playful methodologies for the intellectual and cognitive development of students. students in the process of mathematical literacy. It emphasizes the contribution of mathematical games as a facilitating tool in the learning process. It describes some difficulties of students in solving mathematical operations, mainly involving the multiplication table. With the application of games, it was observed that math classes became more meaningful and the content involving the multiplication table became more contextualized, allowing students to obtain better learning results. The teacher's intervention and creativity when approaching the subject in a playful way made the students more participatory and autonomous, seeking strategies for each proposed challenge, a fact that made the class as a whole, advance in mathematical learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectLúdico-
Palavras-chave: dc.subjectSignificativa-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectGames-
Palavras-chave: dc.subjectLudic-
Palavras-chave: dc.subjectSignificant-
Palavras-chave: dc.subjectMath-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Título: dc.titleA utilização dos jogos didáticos para auxiliar o aprendizado da tabuada no 5º ano do ensino fundamental - zona rural-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.