O mundo da matemática por trás do ensino e das brincadeiras lúdicas

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Luciana Aparecida Barbieri da-
Autor(es): dc.creatorEvangelista, José Maria Arroio-
Autor(es): dc.creatorFerreira, Rocene Garcia Sevalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/774-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745743-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica na Modalidade a Distância (UAB) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Porto Velho Zona Norte, como requisito para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica.-
Descrição: dc.descriptionA educação é um direito humano fundamental, de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, e deve ser acessível a todas as pessoas, independentemente de sua origem, gênero, etnia ou situação socioeconômica. inserir. O lúdico na educação infantil, destacando como o processo de aprendizagem das crianças envolve interações, descobertas e apropriação de conhecimentos. O lúdico é ressaltado como uma abordagem eficaz para envolver as crianças nas atividades educacionais, pois as brincadeiras são inerentes a elas, e utilizá-las como estratégia de ensino é uma maneira relevante de alcançar objetivos pedagógicos. Nesse cenário, surge à problemática: Qual a importância do lúdico no que tange ao ensino da matemática na educação infantil? Assim, o objetivo geral é refletir sobre a importância do lúdico no ensino da matemática na educação infantil. Como objetivo específico tem-se: (1) Compreender os distintos ápices sobre a importância da educação e suas especificidades; (2) Escrever o estado da arte sobre os estudos que abarcam sobre o lúdico e o ensino da matemática na educação infantil; e (3) Refletir sobre a importância do lúdico e do ensino da matemática na educação infantil O método de pesquisa empregado é o dedutivo, pois parte da compreensão da regra geral para chegar à conclusão dos casos específicos. Quanto aos procedimentos de pesquisa caracteriza-se como pesquisa bibliográfica, pois os meios necessários utilizados como coleta de dados são materiais já publicados: jornais, livros, revistas e qualquer documento disponível e acessível ao público. Já com relação à análise dos dados foi realizada com foco na coerência. Foi constatado que A chegada de novos conceitos sobre como ocorre o conhecimento, tem dado oportunidade a outras maneiras de apreciar a função dos jogos no ensino. A utilização do jogo para ensinar matemática, começa a ser encarado como material pertencente ao ensino quando se torna um elemento “provocador” de aprendizagem. O aluno é inserido no contexto lúdico, ele assimila a disposição lógica da brincadeira e, consequentemente, acaba aprendendo também a ordenação matemática presente.-
Descrição: dc.descriptionEducation is a fundamental human right, in accordance with the Universal Declaration of Human Rights, and must be accessible to all people, regardless of their origin, gender, ethnicity or socioeconomic status. insert. Playfulness in early childhood education, highlighting how children's learning process involves interactions, discoveries and appropriation of knowledge. Playfulness is highlighted as an effective approach to involving children in educational activities, as games are inherent to them, and using them as a teaching strategy is a relevant way of achieving pedagogical objectives. In this scenario, the problem arises: How important is play when it comes to teaching mathematics in early childhood education? Thus, the general objective is to reflect on the importance of play in teaching mathematics in early childhood education. The specific objective is: (1) Understanding the different aspects of the importance of education and its specificities; (2) Write the state of the art on studies that cover play and the teaching of mathematics in early childhood education; and (3) Reflect on the importance of play and teaching mathematics in early childhood education. The research method used is deductive, as it starts from understanding the general rule to reach the conclusion of specific cases. Regarding research procedures, it is characterized as bibliographical research, as the necessary means used to collect data are already published materials: newspapers, books, magazines and any document available and accessible to the public. Regarding data analysis, it was carried out with a focus on coherence. It was found that the arrival of new concepts about how knowledge occurs has given the opportunity to other ways of appreciating the role of games in teaching. The use of games to teach mathematics begins to be seen as teaching material when it becomes a “provoking” learning element. The student is inserted into the playful context, he assimilates the logical layout of the game and, consequently, also ends up learning the present mathematical ordering.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Zona Norte-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Pedagogia (UAB)-
Palavras-chave: dc.subjectLudicidade-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectCriança-
Palavras-chave: dc.subjectPlayfulness-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching-
Palavras-chave: dc.subjectChild-
Título: dc.titleO mundo da matemática por trás do ensino e das brincadeiras lúdicas-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.