O impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIbiapina, Iveltyma Roosemalen Passos-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Alexandro Marinho da-
Autor(es): dc.creatorLuz, Hercules Hamilton da-
Autor(es): dc.creatorBernardo, Tânia Lima-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-21-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/850-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745742-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso na modalidade Artigo apresentado à Coordenação do Curso de Tecnologia em Gestão Comercial do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO, Campus Jaru, como requisito para obtenção de aprovação no Curso de Tecnologia em Gestão Comercial.-
Descrição: dc.descriptionO avanço da inteligência artificial, juntamente com a denominada Quarta Revolução Industrial ou Indústria 4.0, vem atuando na otimização de processos gerenciais, bem como, no aumento da produtividade, ocasionando mais benefícios e menos esforço, sendo um meio positivo na gestão empresarial de pequenas e médias empresas no Brasil. Diante disso, objetiva-se com esse estudo, de forma geral, discutir o impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no Brasil; e de forma específica, pontuar sobre as características relacionadas à inteligência artificial; discorrer sobre a gestão empresarial 4.0; e discutir sobre o impacto da inteligência artificial no mundo empresarial. No meio relacionado às pequenas e médias empresas, a indústria 4.0 e a transformação digital originada da mesma, traz um apanhado de tecnologias que envolve o Big Data, a Internet das Coisas (IoT), a computação cognitiva, dentre outras, atingindo os diversos setores da economia. A indústria 4.0 possui surge para abrir novas oportunidades, principalmente para as micro e pequenas empresas, quanto à funcionalidade tecnológica. O que pode ser observado com esse estudo, deixa claro que a inteligência artificial, vem transformando o novo cenário do mercado e das organizações, no que se relaciona desde à gestão e processos organizacionais até a produção em si. Nesse sentido, a gestão empresarial baseada no uso de tecnologias, mostra como perspectivas a implementação de meios estratégicos eficazes junto à cadeia de valor, encarando a necessidade de adoção de novas práticas, impulsionando as eficiência e melhoria.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Jaru-
Publicador: dc.publisherTecnologia em Gestão Comercial (EaD)-
Palavras-chave: dc.subjectInteligência Artificial-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas empresas-
Palavras-chave: dc.subjectMédias empresas-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia 4.0-
Palavras-chave: dc.subjectArtificial intelligence-
Palavras-chave: dc.subjectSmall business-
Palavras-chave: dc.subjectMedium Companies-
Palavras-chave: dc.subjectTechnology 4.0-
Título: dc.titleO impacto da inteligência artificial na gestão de médias e pequenas empresas no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.