Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Miranda, Ariane Zambon | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Moisés José Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Francielle Silva de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:12:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:12:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-05-29 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/343 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745719 | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo. | - |
Descrição: dc.description | A Organização das Nações Unidas (2010) estima que 1% da população mundial tenha autismo. Esse transtorno do neurodesenvolvimento acomete funções neurológicas, que não se desenvolvem nas áreas cerebrais como o habitual, provocando diversas manifestações. Desta forma, hábitos e rotinas são afetados por aspectos visuais, auditivos, olfativos, gustativos, táteis, senso do corpo no espaço e capacidade de integração sensorial. Assim, a habitação e suas características, objeto deste estudo, são um aspecto de grande influência na vida desses indivíduos, principalmente por se tratar de ambientes em que permanecem por longo tempo. Para atender às especificidades elencadas, e a relação entre usuário e ambiente foi uma determinante na composição de diretrizes para interiores residenciais voltadas aos portadores de Transtorno do Espectro Autista - TEA, pois o ambiente interfere diretamente nas reações fisiológicas e emocionais, potencializando situações tanto positivas como negativas afetando o desenvolvimento das pessoas do com o espectro. A metodologia foi baseada em pesquisas bibliográficas, análises e estudos de caso e reconhecimento de características do transtorno como a hiper ou hiposensibilidade aos estímulos, indicando diretrizes para habitações e a relevância da personalização e conhecimento de especificidades de traços, para a integração sensorial dos autistas. Na busca por proporcionar melhores condições de vida a este público, é necessário que aspectos acústicos, visuais, olfativos, táteis e de movimento, sejam tratados separadamente, pois há particularidades que atuam de maneiras até mesmo opostas em cada pessoa, de forma que a autonomia do indivíduo é altamente recomendada. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiência infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura sensorial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interior residencial | - |
Título: dc.title | Crianças com transtorno do espectro autista e o espaço habitado | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: