Dificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem da física no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Sandra Monteiro-
Autor(es): dc.creatorSilva, Ana Caroline Soriano da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-15-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/236-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745712-
Descrição: dc.descriptionArtigo apresentado ao curso de Licenciatura em Física como requisito parcial para obtenção do título de graduação em Física-
Descrição: dc.descriptionO estudo teve como objetivo compreender as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos que envolvem o aprender e o ensinar a Física na Educação Básica, e verificar o porquê de tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos na disciplina de Física. Nessa perspectiva, partimos da seguinte problematização: quais as principais dificuldades e problemas enfrentados por alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem da Física? Por que há tanta dificuldade e desinteresse por parte dos alunos nesta disciplina? Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se o estudo bibliográfico a partir de uma abordagem qualitativa e, como resultado, a partir dos autores que subsidiaram a pesquisa, verificou-se que há uma sobrecarga de trabalho e grandes exigências à profissão docente; a Física possui uma extensa matriz curricular e pouco tempo para o ensino e aprendizagem dos conteúdos; há nas escolas professores sem a formação específica; existe uma formação de professores deficitária; a Física é ensinada de forma mecanizada e descontextualizada. Portanto, além de repensar as metodologias e estratégias de ensino, é necessário ainda, repensar os cursos de formação de professores, especialmente os de exatas, para que reflitam suas fraquezas e busquem alternativas capazes de contribuir significativamente com a aprendizagem dos estudantes da Educação Básica.-
Descrição: dc.descriptionThe study aimed to understand the main difficulties and problems faced by students and teachers in the processes that involve learning and teaching physics in Basic Education, and to verify why so much difficulty and disinterest on the part of students in the discipline of physics. From this perspective, we start from the following problematization: what are the main difficulties and problems faced by students and teachers in the teaching and learning processes of physics? Why is there so much difficulty and disinterest on the part of students in this discipline? For the development of the research, the bibliographic study was used from a qualitative approach and, as a result, from the authors who supported the research it was verified that there is, one on workload and great demands to the teaching profession; physics has an extensive curriculum matrix and little time for teaching and learning content; there are teachers in schools without specific training; there is a training of deficient teachers; physics is taught in a mechanized and decontextualized way. Therefore, in addition to rethinking teaching methodologies and strategies, it is also necessary to rethink teacher training courses, especially those of exact ones, so that they reflect their weaknesses and seek alternatives capable of contributing significantly to the learning of basic education students.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Física-
Palavras-chave: dc.subjectFísica-
Palavras-chave: dc.subjectDificuldade-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectAluno-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor-
Palavras-chave: dc.subjectPhysics-
Palavras-chave: dc.subjectDifficulty-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectStudent-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher-
Título: dc.titleDificuldades que envolvem o ensino e a aprendizagem da física no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.