A arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBack, Rodrigo Buss-
Autor(es): dc.creatorSampaio, Camila Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2023-11-29-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745701-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, como requisito para obtenção do título de bacharel em Arquitetura e Urbanismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena-
Descrição: dc.descriptionA criação de unidades socioeducativas na recuperação de adolescentes em conflito com a lei são assuntos abordados e discutidos até os dias atuais, principalmente sob a ótica de inferir se os espaços oferecidos a esses menores são adequados, pois locais de internação quando bem projetados podem influenciar na recuperação desses jovens, sendo que o oposto também é verdadeiro. Para a realização deste trabalho foi primeiramente feita uma pesquisa da história dos centros socioeducativos no mundo e no Brasil e evolução das legislações dando enfoque no Estatuto da Criança e do Adolescente e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo. A coleta de dados do trabalho ocorreu através de um embasamento teórico, de análise da legislação existente que ainda se encontra em vigência, a realização de estudos de caso em unidade de internação socioeducativa no estado de Rondônia e pela coleta de informações pertinentes sobre o sistema socioeducativo no município de Vilhena/RO, assim como a importância da aplicação da neuroarquitetura nos projetos que se tem uma longa permanência de tempo. Abordou-se na segunda etapa, sendo essa a proposta arquitetônica de um centro socioeducativo para a cidade de Vilhena/RO, questões como o conforto ambiental, neuroarquitetura, a biofilia, a teoria das cores, a utilização dos materiais e os parâmetros arquitetônicos necessários segundo estabelecido pelas normativas em vigência, a setorização e volumetria, tudo isso levando em conta toda a pesquisa e dados que foram coletados na primeira etapa-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Arquitetura e Urbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectCentro socioeducativo-
Palavras-chave: dc.subjectNeuroarquitetura-
Palavras-chave: dc.subjectRessocialização-
Título: dc.titleA arquitetura como instrumento de ação socioeducativa na recuperação de adolescentes em conflito com a lei-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.