Implantação de equipamentos inclusivos para o Parque Ecológico de Vilhena-RO

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Autor(es): dc.contributorMorão, Regina Célia Gonçalves-
Autor(es): dc.creatorSchultz, Larissa Dias-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745700-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso entregue ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena, para obtenção do título de Arquiteta e Urbanista-
Descrição: dc.descriptionA implantação de acessibilidade nos espaços públicos é a principal ferramenta de inclusão, pois permite o acesso de todos aos ambientes construídos. Ao se tratar de espaços infantis, como praças e parques urbanos, uma vez que estes proporcionam lazer, qualidade de vida e interações sociais e, para que as crianças com deficiências desfrutem destas atividades, é necessário a criação de espaços lúdicos, mas, principalmente, inclusivos. O objeto de estudo deste trabalho trata de avaliar duas praças que receberam a implantação de um equipamento acessível e um parque urbano da cidade de Vilhena- RO, através do método de Avaliação Pós-Ocupação, por meio de de pesquisas bibliográficas acerca dos conceitos, normas de acessibilidade e de parques infantis, contando também com um estudo de caso de um parque infantil acessível no Brasil, denominado Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO). Este estudo de caso tem o objetivo de coletar dados de um projeto já construído, proporcionando embasamento para a análise das praças e parques e construção do produto final desta pesquisa. Verifica-se que os conceitos de acessibilidade já são bem estruturados e debatidos, mas apurou-se que no município de Vilhena ainda carece de adequação. Ademais, ao trazer visibilidade ao tema, pode-se impactar outros lugares para o estudo da infância e lazer das crianças deficientes, que infelizmente têm sido tão negligenciadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Arquitetura e Urbanismo-
Palavras-chave: dc.subjectAcessibilidade-
Palavras-chave: dc.subjectDesenho universal-
Palavras-chave: dc.subjectParque infantil-
Título: dc.titleImplantação de equipamentos inclusivos para o Parque Ecológico de Vilhena-RO-
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