O multiplano como ferramenta de ensino de área de figuras para aluna com deficiência visual

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAzevedo, Vera Lúcia Ribeiro de-
Autor(es): dc.creatorSouza, Maria Ivanilde de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:12:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:12:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/680-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745694-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como pré-requisito para conclusão do curso de Pós Graduação em Lato Sensu em Ensino de Ciências e Matemática, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia/Campus Vilhena, realizado em cumprimento de requisito para a obtenção do título de Especialista, sob orientação da Prof.ª Ms. Vera Lúcia Ribeiro de Azevedo-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo apresenta as atividades realizadas no Instituto Federal de Rondônia/Vilhena-RO, na perspectiva da inclusão escolar direcionado à aluna A.S.J. acometida de cegueira súbita, matriculada no 3º ano B, do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e assistida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). No intuito de viabilizar o processo de reinserção escolar para seu novo momento de aprendizagem, foram utilizados recursos de Tecnologia Assistiva (TA), nesse caso, o Multiplano, para ensinar os conteúdos curriculares das figuras geométricas. Considerando que a maioria dos alunos têm dificuldades na área de exatas, deduz-se que para estudantes com algum tipo de deficiência visual, essas dificuldades se agravam, sendo necessária a utilização de alguns recursos extras ou adaptações já existentes, a fim de minimizar os impactos causados pelas implicações peculiares à referida deficiência. As oficinas realizadas viabilizaram ultrapassar algumas barreiras, despertando na aluna a possibilidade de aprender por meio do sentido tátil. Pois, ao manusear o multiplano, há um maior desenvolvimento do raciocínio lógico e da compreensão do conteúdo da área de figurasplanas e suas aplicações dentro do contexto matemático. O que possibilita a conquista da autonomia na construção do conhecimento prático e significativo, já que parte de o abstrato para o concreto. A educação inclusiva tem se tornado cada vez mais necessária em nossas escolas, o que nos leva a reflexões sobre práticas a serem adotadas para que se concretizem de forma eficaz para todos os envolvidos neste processo: gestores, professores, família e principalmente para os alunos com necessidades educacionais específicas. O que requer esforço, dedicação e criatividade. Sem deixar de lado o compromisso ético, a justiça e a igualdade na elaboração de estratégias metodológicas na perspectiva da Educação Inclusiva.-
Descrição: dc.descriptionThe follow article presents the performed activities in the Instituto Federal de Rondônia/Vilhena-RO, from the perspective of the scholar inclusion aimed at the student A.S.J. suffering of sudden blindness, matriculated at 3º year class B, of the Computer Technician integrated to High School and assisted by Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE in Portuguese). In order to make feasible the school reintegration process to her new phase of learning were used assistance technology resources (TA in Portuguese); in this case the Multiplane to teach geometric figure curricular content. Considering that, the most students have difficulties in exact sciences it appears that for students with some level of visual impairment those difficulties re aggravated, being required the use of some extra resources or existing adaptations in order to minimize the impact caused by peculiar implications of the mentioned impairment. The workshops held made it possible overcome some barriers, awakening in the student the possibility to learn through the tactile sense. Therefore, when handling the Multiplane, there is greater development of the logical reasoning and the understanding the content of the plane figures area and their applications within mathematical context. This makes possible to achieve autonomy in the construction of the practical and meaningful knowledge, since it starts from the abstract to the concrete. The integrationing education has become increasingly necessary in our schools, which leads us to reflections on practices to adopt so that they can effectively implement to everyone involved in the process: managers,teachers, the family and specially the students with specific educational needs. This requires effort, dedication and creativity. Without leaving aside the ethical commitment, justice and the equality in the elaboration of the methodological strategies from the perspective of the integrationing education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectSentido tátil-
Palavras-chave: dc.subjectFiguras geométricas-
Palavras-chave: dc.subjectMultiplano-
Palavras-chave: dc.subjectTactile Sense-
Palavras-chave: dc.subjectGeometric Figures-
Palavras-chave: dc.subjectMultiplane-
Palavras-chave: dc.subjectMathematic-
Título: dc.titleO multiplano como ferramenta de ensino de área de figuras para aluna com deficiência visual-
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