Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Syryczyk, Edinalcio Fernandes | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Weberton Cordeiro dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2024-04-24T23:11:59Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2024-04-24T23:11:59Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-11-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | http://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/552 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745686 | - |
Descrição: dc.description | Monografia apresentada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia - Campus Vilhena, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Matemática. | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho versa sobre uma pesquisa bibliográfica qualitativa, que objetiva contribuir com a construção de uma nova metodologia, que favoreça uma abordagem crítica relacionada a Educação Financeira, para que seja compreendida e discorrida em ambientes cujo o amestramento tem grande relêvancia. Conceitos e processos históricos nele inserido, contribuem para propiciar informações e enriquecer uma aprendizagem em relação ao surgimento e a evolução do dinheiro. O processo de evolução da economia tem sido determinante para a sociedade, entretanto ela revela os degraus que foram importantes para o desenvolvimento comercial, entre eles, o presente estudo relata a Industrialização, que foi um despertar para transformações, inovações e criações em industrias, que hoje seus resultados inspiram e fortalecem cada empresa. Com o decorrer de anos, isso fez com que o capitalismo crescesse, no entanto, esses processos nos trouxe novos olhares em relação a aprendizagem da matemática, para com o seu uso nas industrias e com bases rígidas para economia. Até os dias atuais, entende-se a importância de observar a necessidade histórica de fazer uma boa administração de bens, a partir deste intuito, a educação financeira se torna uma ferramenta indispensável para um controle financeiro, ao qual gera resultados surpreendentes. Esta pequena narrativa nos leva a entender que, a busca pelo suficiente tem grande importância para um administrador. O objetivo de educar-se financeiramente vem se tornando um processo cada vez mais voltado para uso individualista. Existe hoje, estratégias comerciais, que atraem e escravizam os indivíduos que deles são dependentes, alienando-os a aquisição de bens e serviços até mesmo sem necessidade. Entretanto, aproveitam da dificuldade que as pessoas tem em ter um planejamento financeiro, e os atraem a consumirem mais do que o necessário. Elaborar conceitos, atitudes e preparar alunos capazes de questionar e atuar frente os desafios de uma Educação Financeira preocupada com a mudança de concepção e ideologias propagadas, é uma tarefa também do professor que ensina matemática, ainda mais em um período que se busca o rompimento com a ideologia da certeza e supremacia do ter. Por meio do ensino aprendizagem, pretendemos utilizar a matemática como um veículo ao longo do caminho para contribuir com a discussão da educação financeira com foco na construção de uma sociedade crítica. | - |
Descrição: dc.description | The present work deals with a qualitative bibliographical research, which aims to contribute to the construction of mathematics, which favors a critical approach related to Financial Education, so that it can be understood and discussed in environments where training is of great relevance. Concepts and historical processes inserted in it, contribute to provide information and enrich learning in relation to the emergence and evolution of money. The process of evolution of the economy has been decisive for society, however it reveals the steps that were important for commercial development, among them, the present study talks about Industrialization, which was an awakening for transformations, innovations and creations in industries, which today its results inspire and strengthen each company. Over the years, this made capitalism grow, however, these processes brought us new perspectives in relation to learning mathematics, its use in industries and with rigid bases for the economy. Until the present day, it is understood the importance of observing the historical need to make a good administration of assets, from this intention, financial education becomes an indispensable tool for financial control, which generates surprising results. This small narrative leads us to understand that the search for enough is of great importance for an administrator. The goal of financial education is becoming an increasingly individualistic process. There are today commercial strategies that attract and enslave individuals who are dependent on them, alienating them to acquire goods and services even without need. However, they take advantage of the difficulty that people have in having financial planning, and attract them to consume more than necessary. Elaborating concepts, attitudes and preparing students capable of questioning and acting in the face of the challenges of a Financial Education concerned with maintaining propagated privileges and ideologies, is also a task of the teacher who teaches mathematics, even more so in a period that seeks to break with the ideology of certainty and supremacy of having. Through teaching and learning, we intend to use mathematics as a vehicle along the way to contribute to the discussion of financial education with a focus on building a critical society. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Publicador: dc.publisher | Campus Vilhena | - |
Publicador: dc.publisher | Licenciatura em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capitalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Capitalism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Economy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching Learning | - |
Título: dc.title | A educação financeira e sua importância no ensino aprendizagem | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - IFRO |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: