Educação financeira: proporcionando o consumo consciente para a formação do aluno

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Maily Marques-
Autor(es): dc.creatorParteli, Claudiana Vinhatti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/183-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745684-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso modalidade monografia apresentado a coordenação de curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa apresentar uma pesquisa aplicada aos alunos da terceira série do ensino médio do período matutino da Escola Clodoaldo Nunes de Almeida localizada no Município de Cacoal-RO. O interesse da pesquisa surgiu devido ao Projeto Enem Matemática desenvolvido no segundo semestre/2018 por meio do Programa Residência Pedagógica. Buscou-se verificar os conhecimentos dos estudantes do Ensino Médio em relação ao tema proposto, ou seja, a Educação Financeira. Sendo assim procurou identificar como a maioria ganha e gasta seu dinheiro, se possuem um planejamento financeiro e de que forma eles lidam com suas finanças, esse projeto de pesquisa de campo nos serviu para ter uma noção da situação dos alunos na sua vida financeira. Contudo seria necessário pautar na disciplina de Matemática esse conteúdo, pois se torna relevante aos alunos que na maioria possuem seus próprios recursos, obtendo assim informação e orientação sobre Educação Financeira. Com o objetivo de identificar se os mesmos conhecem os principais pilares como: planejamento, consumo consciente e o ato de poupar. Tendo em vista o equilíbrio financeiro, onde esses são os passos iniciais que auxiliam e ajudam no crescimento individual e no convívio dentro da sociedade-
Descrição: dc.descriptionThe present work aims to present through a research applied to students of the third grade of high school in the morning period of the Clodoaldo Nunes de Almeida School located in the Municipality of Cacoal-RO. The research interest arose due to the ENEM Mathematics Project developed in the second semester / 2018 through the Pedagogical Residency Program. We sought to verify the knowledge of high school students in relation to the proposed theme, that is, Financial Education. So, it tried to identify how the majority earn and spend their money, if they have financial planning and how they deal with their finances, this field research project served us to get a sense of the students' situation in their financial life. However, it would be necessary to base this content on the subject of Mathematics, as it becomes relevant to students who mostly have their own resources, thus obtaining information and guidance on Financial Education. In order to identify whether they know the main pillars such as: planning, conscious consumption and the act of saving. In view of the financial balance, where these are the initial steps that assist and aid in individual growth and living within society.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Financeira-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectConsumo-
Palavras-chave: dc.subjectFinancial Education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectFormation-
Título: dc.titleEducação financeira: proporcionando o consumo consciente para a formação do aluno-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.