Inclusão de pessoas egressas do sistema prisional em Rondônia/Brasil: uma experiência no IFRO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorValim, Ricardo-
Autor(es): dc.creatorTelles, Lívia Catarina Matoso dos Santos-
Autor(es): dc.creatorTelles, Anderson Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-18-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/834-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745679-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo analisa as políticas públicas de inclusão de pessoas egressas do sistema prisional no contexto do município de Porto Velho, estado de Rondônia (Brasil). Visou promover uma reflexão sobre a experiência de desenvolvimento do Projeto Alvorada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com ênfase para a contribuição da disciplina denominada Projeto de Vida. Para tanto, ancorou-se nos fundamentos teórico-metodológicos do Método Analético de Dussel (1986). Com base neste método procede-se, primeiramente, a registros sobre o contexto cotidiano vivenciado com o desenvolvimento do projeto, buscando estabelecer paralelos entre os desafios, enquanto docentes, e os desafios enfrentados pelos estudantes (egressos do sistema prisional) e compreender os fundamentos do fenômeno da criminalidade e da criminalização no Brasil. Os resultados apresentam na disciplina Projeto de Vida, uma série de atividades de reflexão sobre ética e cuidado, metas e sonhos, desafios individuais e históricos, incentivando a construção de projetos de vida éticos. Constatou-se na comunidade discente um forte anseio por partilhar suas experiências vivenciadas na ambiência prisional. Esse fato mostrou que não havia somente um encarceramento físico enquanto tal, mas havia algo em cada discente que clamava por um espaço em que pudesse estar livre de fato. É como se o aprisionamento transcendesse o aspecto físico e se enraizasse dentro de cada sujeito.-
Descrição: dc.descriptionThis article analyzes the public policies for the inclusion of people released from the prison system in the context of the municipality of Porto Velho, state of Rondônia (Brazil). It aimed to promote a reflection on the experience of developing the Alvorada Project at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), with emphasis on the contribution of the discipline called Life Project. To this end, it was anchored in the theoretical-methodological foundations of the Analetic Method of Dussel (1986). Based on this method, it is first recorded about the daily context experienced with the development of the project, seeking to establish parallels between the challenges, as teachers, and the challenges faced by students (ex-prisoners) and to understand the fundamentals of the phenomenon of criminality and criminalization in Brazil.The results present in the Life Project discipline, a series of activities of reflection on ethics and care, goals and dreams, individual and historical challenges, encouraging the construction of ethical life projects.There was a strong desire in the student community to share their experiences in the prison environment. This fact showed that there was not only physical incarceration as such, but there was something in each student that cried out for a space in which they could actually be free. It is as if the imprisonment transcends the physical aspect and takes root within each subject.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherEditora e-Publicar-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional-
Palavras-chave: dc.subjectProjeto-
Palavras-chave: dc.subjectMétodo Analético-
Palavras-chave: dc.subjectÉtica-
Palavras-chave: dc.subjectInclusion-
Palavras-chave: dc.subjectVocational Education-
Palavras-chave: dc.subjectProject-
Palavras-chave: dc.subjectAnaletic Method-
Palavras-chave: dc.subjectEthics-
Título: dc.titleInclusão de pessoas egressas do sistema prisional em Rondônia/Brasil: uma experiência no IFRO-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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