Proposta de jogos para auxiliar o ensino de genética no ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartines, Daniely Batista Alves-
Autor(es): dc.creatorMata, Leticia Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-19-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/681-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745671-
Descrição: dc.descriptionTrabalho apresentado como critério avaliativo para obtenção de título de especialista junto ao programa de Pós?Graduação Lato Sensu em Educação Ciência e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Vilhena.-
Descrição: dc.descriptionO estudo da Biologia é importante para a formação do ser humano, pois faz com que este perceba o ambiente em que vive e ajuda a entender o que se passa ao seu redor. Sabe-se que o ensino de biologia, é em sua grande parte, realizado de forma tradicional, distante da realidade dos alunos. O uso de jogos vem se tornando uma prática comum nos ambientes escolares, tornando-se uma poderosa ferramenta para aprimorar o processo de ensino e tornar a aprendizagem mais prazerosa e eficaz por parte dos alunos. Dentre as diversas áreas e conteúdos abordados dentro da área de Biologia, Genética sempre foi vista como uma das mais complexas e difícil entre os discentes, pois aborda conceitos de difícil assimilação, envolver cruzamentos genéticos e cálculos de probabilidade. Diante disso, o presente trabalho buscou realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância dos jogos para o ensino de biologia, em específico dos conteúdos de Genética, apresentando sugestões de jogos de baixo custo inspirado em jogos tradicionais que podem ser utilizados durante as aulas de genética ou em horários alternativos, facilitando assim, a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos diante do conteúdo abordado e assim tornando as aulas mais agradáveis.-
Descrição: dc.descriptionThe study of Biology is important for the formation of human beings, as it makes them realize the environment in which they live and helps to understand what is happening around them. It is known that the teaching of biology is, for the most part, carried out in a traditional way, far from the reality of the students. The use of games has become a common practice in school environments, becoming a powerful tool to improve the teaching process and make learning more enjoyable and effective for students. Among the various areas and contents covered within the area of Biology, Genetics has always been seen as the most complex and difficult among students, as it addresses concepts that are difficult to assimilate. Therefore, the present work sought to carry out a literature review on the importance of games for the teaching of biology, specifically the contents of Genetics, presenting suggestions for low-cost games inspired by traditional games that can be used during genetics classes or in alternative hours, thus facilitating the learning and development of students in view of the content covered and thus making the classes more enjoyable.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Vilhena-
Publicador: dc.publisherEspecialização em Ensino de Ciências e Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectGenética-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Título: dc.titleProposta de jogos para auxiliar o ensino de genética no ensino médio-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.