Resolução de problemas: metodologia para o ensino de Matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarboza, Claudemir Miranda-
Autor(es): dc.creatorFagundes, Aline Walter Reculiano-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:56Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:56Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2023-03-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/181-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745667-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso na modalidade monografia apresentado a Coordenação de Curso de Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Cacoal, como requisito para obtenção de aprovação no curso de Licenciatura em Matemática.-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho trata-se da aplicação de um projeto que foi utilizado a metodologia de resolução de problemas, defendida pelo matemático George Pólya, com o objetivo de aumentar o desempenho de interpretação de problemas matemáticos, promover a participação ativa dos alunos, estimular o raciocínio lógico, melhorar a concentração e o interesse pelas aulas vivenciadas, ressaltando a importância de relacionar os conteúdos matemáticos às atividades diárias dos alunos e proporcionar um ambiente de interação e socialização com os colegas. Assim foi implantado o Projeto de resolução de problemas-Desvendando os mistérios da matemática. Foi realizado com 5 turmas do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Cacoal. As aulas ocorreram de modo presencial e também pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Chegando assim à resposta da pergunta que se está tentando responder: A metodologia de resolução de problemas contribui na aprendizagem escolar? A avaliação do projeto ocorreu através de um questionário com método qualitativo, onde notou-se que os alunos foram construtores do seu próprio conhecimento, compreendendo a matemática através da metodologia de resolução de problemas.-
Descrição: dc.descriptionThis work is about the application of a project that used the methodology of problem solving, defended by the mathematician George Pólya, with the objective of increasing the performance of interpretation of mathematical problems, promoting the active participation of students, stimulating logical reasoning , improve concentration and interest in the classes, emphasizing the importance of relating the mathematical content to the students' daily activities and providing an environment of interaction and socialization with colleagues. This was how the Problem-Solving Project - Unraveling the mysteries of mathematics was implemented. It was carried out with 5 high school classes from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia, Campus Cacoal. The classes took place in person and also through the Virtual Learning Environment. Thus reaching the answer to the question that s being tried to answer: Does the problem solving methodology contribute to school learning? The evaluation of the project took place through a questionnaire with qualitative method, where it was noticed that the students were builders of their own knowledge, understanding mathematics through the problem solving methodology.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Cacoal-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectResolução de problemas-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectRaciocínio lógico-
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia-
Palavras-chave: dc.subjectProblem solving-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectLogical reasoning-
Palavras-chave: dc.subjectMethodology-
Título: dc.titleResolução de problemas: metodologia para o ensino de Matemática-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.