Filosofia da educação e pensamento indígena: uma proposta decolonial contemporânea

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMenezes, Gabrielly Jacob-
Autor(es): dc.creatorSilva, Hugo Rodrigues da-
Autor(es): dc.creatorAlmeida, Willians Prestes de-
Autor(es): dc.creatorValim, Ricardo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-26-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/891-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745653-
Descrição: dc.descriptionArtigo publicado como capitulo do livro: Consturando Saberes, na Editora Seven, por Docente e Discentes do IFRO- Campus porto Velho Calama.-
Descrição: dc.descriptionEm essência, a filosofia busca se ocupar de questões importantes. Considera-se a filosofia como não alienada, mas arraigada em meios aos problemas do mundo. É preciso pensar filosoficamente a realidade a partir de conceitualizações amazônicas. A educação baseou-se durante muito tempo em modelos eurocêntricos que não consideram saberes outros. Neste contexto, a inserção do pensamento indígena em relação ao ser humano e a natureza se mostra como uma das contribuições para a educação no processo de decolonização epistêmica. Objetiva-se refletir sobre as epistemologias indígenas como problema filosófico no qual a própria filosofia da educação deve se ocupar. A metodologia configura-se como revisão bibliográfica. Os resultados da discussão apontam para a necessidade de refletir filosoficamente sobre a importância do pensamento literário indígena em um processo decolonial epistêmico. Conclui-se que um processo decolonial educativo passa pelo crivo da sabedoria indígena e pensado à luz da filosofia da educação, possibilita uma educação integral.-
Descrição: dc.descriptionIn essence, philosophy seeks to deal with important questions. Philosophy is considered as non- Alienated, but rooted in the midst of the world's problems. It is necessary to think philosophically about the reality based on Amazonian conceptualizations.Education has long been based on Eurocentric models that do not consider other knowledge. In this context, the insertion of the indigenous thinking in relation to human beings and nature is shown as one of the contributions of for education in the process of epistemic decolonization. The objective is to reflect on the indigenous epistemologies as a philosophical problem in which the philosophy of education itself must be addressed. occupy. The methodology is configured as a literature review. The results of the discussion point to for the need to reflect philosophically on the importance of indigenous literary thought in an epistemic decolonial process. It is concluded that a decolonial educational process goes through the sieve of indigenous wisdom and thought in the light of the philosophy of education, it enables an education integral.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherSeven Publicações Acadêmicas-
Publicador: dc.publisherCampus Porto Velho Calama-
Publicador: dc.publisherBacharelado em Engenharia Química-
Palavras-chave: dc.subjectFilosofia-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectPensamento indígena-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemologia-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonização-
Palavras-chave: dc.subjectPhilosophy-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectIndigenous thought-
Palavras-chave: dc.subjectEpistemology-
Palavras-chave: dc.subjectDecolonization-
Título: dc.titleFilosofia da educação e pensamento indígena: uma proposta decolonial contemporânea-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

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