Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAlmeida, José Elias de-
Autor(es): dc.creatorLegramante, Ana Claudia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2024-04-24T23:11:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2024-04-24T23:11:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2024-02-20-
Data de envio: dc.date.issued2023-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://repositorio.ifro.edu.br/handle/123456789/760-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/745651-
Descrição: dc.descriptionArtigo Científico apresentado ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Colorado do Oeste, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciada em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionO presente estudo tem como principal objetivo investigar como as Tecnologias da Informação e Comunicação-TICs, facilitam a aprendizagem de conteúdos de ciências. O trabalho foi desenvolvido em duas escolas públicas no município de Cerejeiras-RO, e contou com a participação de professores que contribuíram com esta pesquisa respondendo como são utilizadas as tecnologias digitais nas aulas de ciências no ensino fundamental II e as respectivas contribuições a aprendizagem dos alunos, considerando as dificuldades de ordem estrutural que permeiam o ambiente escolar no que se refere ao precário aparelhamento tecnológico das escolas. Os resultados reforçaram a ideia de que o uso pedagógico das TICs na educação escolar sempre produz aprendizagens qualitativas, sendo, portanto, imperioso a implementação de políticas públicas eficientes destinadas a equipar as escolas de recursos tecnológicos suficientes e atualizados que atendam as demandas da sociedade atual. Os depoimentos do grupo pesquisado revelam o desapontamento diante da falta de cuidados do poder público com a educação, especificamente com a dicotomia utilização das TICs e aprendizagem qualitativa. Ensinar ciências apoiado na tecnologia digital, terá como resultados não apenas a aprendizagem de conteúdos, mas, possibilita conectar-se com o mundo do conhecimento, estabelecendo links com outras disciplinas. Ensina-se também a curiosidade em aprender como esta tecnologia funciona, e isto vai muito além do programado. Com o levantamento de informações ao longo da pesquisa e da análise das informações, foi possível concluir que apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes em sala de aula, a tecnologia apesar de desassistida, é bem-vista pelos alunos no ensino ciências.-
Descrição: dc.descriptionThe main objective of this study is to investigate how Information and Communication Technologies - ICTs - facilitate the learning of science content. The work was developed in two public schools in the city of Cerejeiras-RO, and included the participation of teachers who contributed to this research by answering how digital technologies are used in science classes in elementary school II and their respective contributions to student learning. , considering the structural difficulties that permeate the school environment with regard to the precarious technological equipment of schools. The results reinforced the idea that the pedagogical use of ICTs in school education always produces qualitative learning, and it is therefore imperative to implement efficient public policies designed to equip schools with sufficient and updated technological resources that meet the demands of today's society. The testimonies of the researched group reveal disappointment with the lack of care from public authorities with education, specifically with the dichotomy of using ICTs and qualitative learning. Teaching science supported by digital technology will result in not only learning content, but also making it possible to connect with the world of knowledge, establishing links with other disciplines. Curiosity in learning how this technology works is also taught, and this goes far beyond what is programmed. With the collection of information throughout the research and analysis of the information, it was possible to conclude that despite the difficulties faced by teachers in the classroom, technology, despite being unassisted, is well regarded by students in science teaching.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Publicador: dc.publisherCampus Colorado do Oeste-
Publicador: dc.publisherLicenciatura em Ciências Biológicas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia da informação-
Palavras-chave: dc.subjectRecursos digitais - educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and learning-
Palavras-chave: dc.subjectInformation technology-
Palavras-chave: dc.subjectDigital resources - education-
Título: dc.titleTecnologias da Informação e Comunicação - TICs, ferramentas facilitadoras de aprendizagem no ensino de Ciências-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - IFRO

Não existem arquivos associados a este item.